Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68184

TítuloAprender ciências na educação pré-escolar: o caso da flutuação e afundamento de objetos em água
Outro(s) título(s)Learning sciences in preschool education: the case of floating and sinking of objects in water
Autor(es)Varela, Paulo
Mota, Maria João
Wendling, Cléria Maria
Palavras-chaveAprendizagem por Investigação
Flutuação e Afundamento
Educação Pré-escolar
Inquiry-based Science Learning
Floating and Sinking
Preschool Education
Data2020
EditoraUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
RevistaRevista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática
Resumo(s)Este artigo analisa o processo de exploração de uma atividade sobre a flutuação de objetos em água, promovido com crianças da educação pré-escolar. A atividade integrou-se numa intervenção pedagógica que teve como objetivo promover uma abordagem prática e investigativa das ciências. A análise incide no diário de campo do educador-investigador. Os resultados revelam que as explicações iniciais das crianças sobre a flutuação incluem uma única característica física dos objetos. O peso tende a dominar, através do esquema “pesado afunda” e “leve flutua”. A combinação dos dados do diário com os resultados da avaliação das aprendizagens mostra que as crianças reconhecem a existência de objetos pesados que flutuam e leves que afundam e algumas são capazes de relacionar o peso do objeto com a força da água – impulsão, em situação de flutuação. São ainda identificadas estratégias promotoras dessas aprendizagens, destacando-se o papel de suporte e orientação do educador.
This article analyses the process of exploring an activity on the floating of objects on water, promoted with children. The activity was part of a pedagogical intervention that aimed to promote a practical and investigative approach to science learning. The analysis focuses on the educator-researcher field diary. The results show that the children's initial explanations of floating include only one physical characteristic of the objects. The weight tends to dominate, through the “heavy sinks” and “light floats” scheme. The combination of data from the diary with the results of the learning assessment shows that children recognize the existence of heavy objects that float and light ones that sink and some are able to relate the object's weight with the water's upthrust force in a floating situation. Strategies that promote these learnings are also identified, with highlight to the educator's support and guidance role.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68184
DOI10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24906
ISSN2594-9179
Versão da editorahttps://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24906
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24906-96055-1-PB-3.pdf450,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID