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dc.contributor.authorVarela, Paulopor
dc.contributor.authorMota, Maria Joãopor
dc.contributor.authorWendling, Cléria Mariapor
dc.date.accessioned2020-11-15T21:24:24Z-
dc.date.available2020-11-15T21:24:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2594-9179-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68184-
dc.description.abstractEste artigo analisa o processo de exploração de uma atividade sobre a flutuação de objetos em água, promovido com crianças da educação pré-escolar. A atividade integrou-se numa intervenção pedagógica que teve como objetivo promover uma abordagem prática e investigativa das ciências. A análise incide no diário de campo do educador-investigador. Os resultados revelam que as explicações iniciais das crianças sobre a flutuação incluem uma única característica física dos objetos. O peso tende a dominar, através do esquema “pesado afunda” e “leve flutua”. A combinação dos dados do diário com os resultados da avaliação das aprendizagens mostra que as crianças reconhecem a existência de objetos pesados que flutuam e leves que afundam e algumas são capazes de relacionar o peso do objeto com a força da água – impulsão, em situação de flutuação. São ainda identificadas estratégias promotoras dessas aprendizagens, destacando-se o papel de suporte e orientação do educador.por
dc.description.abstractThis article analyses the process of exploring an activity on the floating of objects on water, promoted with children. The activity was part of a pedagogical intervention that aimed to promote a practical and investigative approach to science learning. The analysis focuses on the educator-researcher field diary. The results show that the children's initial explanations of floating include only one physical characteristic of the objects. The weight tends to dominate, through the “heavy sinks” and “light floats” scheme. The combination of data from the diary with the results of the learning assessment shows that children recognize the existence of heavy objects that float and light ones that sink and some are able to relate the object's weight with the water's upthrust force in a floating situation. Strategies that promote these learnings are also identified, with highlight to the educator's support and guidance role.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagem por Investigaçãopor
dc.subjectFlutuação e Afundamentopor
dc.subjectEducação Pré-escolarpor
dc.subjectInquiry-based Science Learningpor
dc.subjectFloating and Sinkingpor
dc.subjectPreschool Educationpor
dc.titleAprender ciências na educação pré-escolar: o caso da flutuação e afundamento de objetos em águapor
dc.title.alternativeLearning sciences in preschool education: the case of floating and sinking of objects in waterpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24906por
oaire.citationStartPage414por
oaire.citationEndPage437por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume4por
dc.identifier.doi10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24906por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
oaire.versionVoRpor
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