Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/67518
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Pedro Barbas | por |
dc.contributor.author | Barbosa, Bruna Maria Castro | por |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T14:06:37Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T14:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/67518 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | As características das palavras, sejam elas percetivas (e.g., tamanho de fonte) ou semânticas (e.g., concreticidade), têm impactos diferentes nos julgamentos de aprendizagem que lhes são feitos, na sua recordação e na aplicação de estratégias de categorização aquando da evocação. Podemos intuir que, para que estes impactos ocorram, os respondentes deverão ter de identificar tais características das palavras. Mas serão capazes de o fazer? Na Experiência 1 foram apresentadas listas de palavras do tipo percetivo e semântico constituídas por duas categorias (e.g., frequência alta vs. frequência baixa). Os resultados mostraram que as categorias das listas de palavras do tipo percetivo foram mais fácil e rapidamente identificadas do que as listas do tipo semântico. Percebida a capacidade de identificação procuramos saber qual a influência do seu grau nas mesmas medidas. Assim, na Experiência 2 foram apresentadas três listas do tipo semântico com diferentes níveis de facilidade de identificação (baixo, médio e elevado), verificando-se que, quanto maior a facilidade de identificação das categorias tanto mais elevados são os JOLs, a recordação de palavras e o recurso a essas categorias na estratégia de evocação. | por |
dc.description.abstract | The characteristics of words, whether perceptual (e.g., font size) or semantic (e.g., concreteness), have different impacts on the learning judgments made to them, their recall and the application of categorization strategies when evoking them. We can intuit that, for these impacts to occur, respondents must have to identify such characteristics of words. But will they be able to do so? In Experiment 1, word lists of the perceptual and semantic type were presented, consisting of two categories (e.g., high frequency vs. low frequency). The results showed that the categories of the percussive word lists were easier and more quickly identified than the semantic type lists. Perceived the identification capacity, we try to know the influence of its degree in the same measures. Thus, in Experiment 2, three semantic lists were presented with different levels of ease of identification (low, medium and high), verifying that the greater the ease of identification of the categories, the higher the JOLs, the recall of words and the use of these categories in the evocation strategy. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Agrupamento | por |
dc.subject | Evocação | por |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Julgamentos de aprendizagem | por |
dc.subject | Clustering | por |
dc.subject | Identification | por |
dc.subject | Judgments of learning | por |
dc.subject | Recall | por |
dc.title | Influência da identificação das categorias de listas de palavras na memória e metamemória: estudo com evocação livre e julgamentos de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Influence of the identification of categories of word lists in memory and metamemory: study with free recall and judgments of learning | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202522016 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA BARBOSA_A78495.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons