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https://hdl.handle.net/1822/67502
Título: | Literatura distópica no universo dos ciborgues |
Autor(es): | Cunha, António Gaspar Lopes da |
Orientador(es): | Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso |
Palavras-chave: | Ciborgues Ciência Distopia Tecnologia Cyborgs Dystopia Science Technology |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | A ciência e a engenharia funcionam muitas vezes como indutoras da literatura, sendo exemplo
disso as narrativas distópicas nas quais os escritores se servem dos desenvolvimentos tecnocientíficos
para criar um mundo ficcional que tem frequentemente o objetivo de chamar a atenção sobre o perigo
desses progressos. É nesta dicotomia tecnociência-literatura que se desenvolve esta dissertação com o
objetivo de colocar em evidência marcas distópicas. Para isso, as obras literárias estudadas, The
Handmais’s Tale, The Testaments e Machines Like Me, foram abordadas sob o ponto de vista do
esbatimento dos limiares entre géneros num ambiente “ciborguiano”, tendo como referência teórica
principal o ensaio de Donna Haraway, “A Cyborgue Manifest: Science Technology, and Socialist-
Feminism in the Late Twenty Century”.
Nas narrativas de Margaret Atwood foi estabelecida uma sociedade distópica através de uma
revolução fundamentalista em que a personagem principal, a Serva, foi criada para ser uma máquina
de procriar, mas sem que fosse possível retirar-lhe efetivamente as suas características humanas, apesar
da educação repressiva a que foi sujeita. No caso do ciborgue engendrado por Ian McEwan, Adam, a
conceção de uma inteligência artificial em que se incorporaram as características do homo sapiens, não
foi suficiente para criar um ciborgue viável que pudesse viver num mundo de homens. Em ambos os
casos, tendo em conta a subjetividade das obras estudadas, a Serva e Adam encontram-se muito mais
próximos do homem do que da máquina. Uma proximidade induzida pelo amor que aglutina a catástrofe
presente nas narrativas.
Assim, tendo em conta a análise efetuada, poder-se-á concluir que o mito do ciborgue não
poderá ser usado como metáfora para o esbatimento dos limiares entre géneros, como proposto
inicialmente por Donna Haraway. Isto está de acordo com os desenvolvimentos mais recentes em que
a própria Donna Haraway considera que o mito do ciborgue já não é suficiente. Science and engineering often work as inducers for literature, such as for example the dystopian narratives in which writers use technoscientific developments to create a fictional world that frequently aims to draw attention to the danger of such progress. It is in this technoscience-literature dichotomy that this dissertation is developed with the aim of highlighting dystopian marks. For this purpose, the literary works studied, The Handmais's Tale, The Testaments and Machines Like Me, were approached from the point of view of blurring the differences between genres in a “cyborg” environment, having Donna Haraway's essay as the main theoretical reference, “A Cyborgue Manifest: Science Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twenty Century”. In Margaret Atwood's narratives a dystopian society was established through a fundamentalist revolution in which the main character, the Handmaid, was created to be a procreate machine, but without being able to effectively remove her human characteristics, despite repressive education to which it was subjected. In the case of the cyborg engineered by Ian McEwan, Adam, the conception of an artificial intelligence that incorporated the characteristics of homo sapiens, was not enough to create a viable cyborg able to live in a world of men. In both cases, taking into account the subjectivity of the works studied, the Handmaid and Adam are much closer to man than to machine. A love-induced closeness that brings together the catastrophe present in the narratives. Thus, taking into account the analysis carried out, it can be concluded that the cyborg myth cannot be used as a metaphor for blurring the gap between genders, as initially proposed by Donna Haraway. This is in line with the latest developments in which Donna Haraway herself considers that the cyborg myth is no longer enough. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67502 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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