Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65500
Título: | Desenvolvimento de competências criativas no contexto de leitura e escrita em alunos do 4º ano do ensino primário em Angola |
Outro(s) título(s): | Development of creative competencies in the context of reading and writting of 4th grade of primary school in Angola |
Autor(es): | Monteiro, Isaura Marília Leia Ferreira |
Orientador(es): | Morais, Maria de Fátima |
Palavras-chave: | Ambiente criativo Criatividade Programas de intervenção Sala de aula Creativity Creative environment Classroom Promotion programs |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A criatividade e a inovação são condições necessárias para mudanças e desenvolvimento no
presente, sendo necessárias para melhor qualidade de vida. Investir na promoção de condições em
contexto escolar para que a criatividade possa florescer e rentabilizar a aprendizagem é então uma
preocupação atual (Soulé & Warrick, 2015). O presente trabalho pretende estudar o impacto do
programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas de alunos da 4ª Classe do Ensino
Público de Angola, no clima criativo em sala de aula percecionado por estes, assim como no sucesso
académico e em competências de expressão oral e escrita, já que o programa treina criatividade
sobretudo no contexto destas últimas competências. A amostra foi de 70 alunos, com 9 e 10 anos, de
ambos os géneros, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós
teste junto de ambos os grupos, a criatividade foi avaliada pela realização de um produto criativo (texto)
e através de acordo de 2 juízes; usou-se uma Escala para a avaliação de clima criativo em sala de aula,
validada em Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), a qualidade de escrita foi analisada
por um professor através da grelha sugerida pelo programa de intervenção, tendo-se ainda tomado
perceções dos docentes de ambas as turmas face a competências de escrita, oralidade e leitura dos
alunos. O rendimento académico, em Língua Portuguesa e numa média global, foram também
considerados. O programa foi aplicada pela docente do grupo experimental, em 9 sessões semanais
(as quais apelam a exercícios de reflexão, crítica, brainstormings, redações livres,...) com a duração
entre 1 a 2 horas cada, ao longo de 9 semanas. Os resultados indicaram ganhos estatisticamente
significativos pelo grupo experimental na maioria das competências criativas e das dimensões da
perceção de clima criativo em sala de aula, nas competências de escrita, leitura e oralidade avaliadas
pelos docentes e no sucesso escolar (nota média e a Língua Portuguesa). Esta aplicação, e sua análise
de resultados, podem então ser um estímulo em Angola à promoção da criatividade em sala de aula.
Futuras aplicações com diferentes idades dos alunos, meio socio culturais, tal como a reflexão da
formação de docentes, podem vir a ser direções futuras a partir deste estudo. The creativity and the innovation are necessary conditions for change and development today, and being necessary for a better quality of life. To invest in the promotion of conditions in the school context so that the creativity may flourish and profit learning is a current concern (Soulé & Warrick, 2015). This dissertation intend to study the impact of the Supercriative program (Oliveira, 2015) on students' creative skills of the 4th grade of Public teaching of Angola, in the creative climate in the classroom perceived by them, in the academic success as well as in oral and written skills as the program trains creativity especially in the context of these latest skills. The sample consisted of 70 students, 9 and 10 years old, from both genders, corresponding to 35 in the experimental group and 35 in the control group. In a pre and post test with both groups, creativity was evaluated by the realization of a creative product (text) and by agreement of 2 judges; creative climate was assessed by Classroom Creative Climate Assessment Scale validated in Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), written quality was analyzed by a teacher through the grid suggested by the intervention program , and teachers 'perceptions of both classes were taken into account regarding students' writing, speaking and reading skills. Academic performance in Portuguese Language and a global average were also considered. The program was applied by the experimental group teacher, in 9 weekly sessions (which call for reflection exercises, criticism, brainstorming, free redaction, ...) with duration between 1 and 2 hours each, over 9 weeks. The results indicated statistically significant gains by the experimental group in most creative skills and dimensions of creative climate perception in the classroom, writing, reading and speaking skills assessed by teachers, and academic achievement (average grade and Portuguese Language). This application, and its analysis of results, may then to be a stimulus in Angola to promote the creativity in the classroom. Future applications with different student ages or socio-cultural backgrounds, as well as reflection of teacher training, may become future directions from this study. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65500 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isaura Marília Leia Ferreira Monteiro.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons