Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65388

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Isabelpor
dc.contributor.authorSamorinha, Ana Catarina Carvalhopor
dc.contributor.authorMachado, José Cunhapor
dc.contributor.authorPrecioso, Josépor
dc.date.accessioned2020-05-18T07:38:59Z-
dc.date.available2020-05-18T07:38:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C. & Precioso, J. (2019). Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. Actas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, pp.1601-1612. Asociación científica internacional de Psicopedagogía. ISBN: 978-84-9749-726-8. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268por
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65388-
dc.description.abstractA prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.por
dc.description.abstractThe prevention of smoking among teenagers is essential and should be implemented in schools based on effective interventions. The tobacco prevention program “SmokeOut-I” has proven effective in preventing smoking in the short term. Objectives: To evaluate its effectiveness in maintaining the adequate knowledge and beliefs, in the long term, by gender. Methodology: A quasi-experimental study, pre/post-test type, was carried out in 6th grade students, with an experimental group (n=163), to whom the SmokeOut-I was applied, and a control group (n=148), in 2014/2015. Three years later, a follow-up, with the experimental (n=122) and control (n=113) groups, was conducted to assess their long-term efficacy in smoking knowledge and beliefs. Participants completed the same self-administered questionnaires. The longitudinal analysis was performed through generalized linear models using IBM SPSS Statistics. Results: In the long term, in the experimental group, the students maintained the adequate knowledge about the effects of smoking in the lungs, heart, skin, the ability to do sports and general health. In the beliefs regarding smoking, there was a lower discordance of beliefs "Smoking helps to calm" (p=0.003) and "Smoking alleviates sadness" (p=0.049) in the girls of the experimental group. Overall, the percentage of students with adequate beliefs was higher in the experimental group. Conclusions/Implications: The program has shown long-term effectiveness in maintaining adequate knowledge about the smoking consequences. The positive effects on health and the environment justify their widespread application in basic education, being therefore essential the involvement and commitment of the responsible entities.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562; Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/125425/2016.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educaciónpor
dc.relationSFRH/BD/125425/2016por
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectTabagismopor
dc.subjectPrograma de intervençãopor
dc.subjectPrevenção tabágicapor
dc.subjectSmokingpor
dc.subjectIntervention programpor
dc.subjectSmoking preventionpor
dc.titleAvaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismopor
dc.title.alternativeLongitudinal evaluation of a multidisciplinary program in students' knowledge and beliefs regarding smokingpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdfpor
oaire.citationStartPage1601por
oaire.citationEndPage1612por
oaire.citationConferencePlaceCoruña, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID