Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65155

TítuloResponsabilidade social e inovação tecnológica no mundo automóvel – presente e futuro
Autor(es)Soares, Tiago
Cabecinhas, Rosa
Palavras-chaveResponsabilidade social
Automóvel
Ambiente
Comunicação estratégica
Data2008
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)A questão da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante no nosso quotidiano. O conceito de RSE é definido pela União Europeia, no seu Livro Verde, como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e nas suas intervenções com outras partes interessadas” (Comissão das Comunidades Europeias, 2002). Portanto, a RSE diz respeito a actividades que as empresas desenvolvem e que vão para além das responsabilidades legais obrigatórias, mas que podem revestir-se de crucial importância na comunicação estratégica da empresa. Hoje em dia, é essencial para a empresa estabelecer uma boa relação com o meio físico e social que a rodeia, no sentido de garantir a sua sustentabilidade. A questão que nos propomos a analisar é a actual consciencialização da parte da indústria automóvel relativamente ao posto que ocupa na responsabilização ambiental do indivíduo, seja ele condutor ou não, e como a comunicação organizacional reflecte esta nova identidade. Partindo da perspectiva de como a comunicação desta nova realidade tem vindo a mudar, no caso do mundo automóvel, paulatinamente para publicidade ‘verde’, esta comunicação visa analisar, em termos comparativos, a evolução que se tem vindo a registar na publicidade, nos eventos de relações públicas e nos passos dados a conhecer aos media relativos à investigação do mundo automóvel. Um pouco por todo o mundo, os construtores automóveis começam a demonstrar a sua preocupação com a protecção ambiental. De veículos chamados de ‘nicho’, aumenta cada vez mais o interesse no desenvolvimento e produção de veículos ‘amigos do ambiente’, com menores índices de emissão de gases poluentes. Os construtores estão conscientes de como isso pode contribuir para a formação de uma boa imagem da empresa junto dos potenciais consumidores. No entanto, conciliar a preocupação ambiental com um design atraente e que garanta elevada performance em termos de rapidez e segurança constitui um dos maiores desafios tecnológicos com que se defronta actualmente a indústria automóvel.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65155
ISBN978-989-95500-1-8
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/issue/current
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008_Soares_Cabecinhas_Responsabilidade-social-e-inovacao-tecnologica-no-mundo-automovel.pdf474,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID