Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65155
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Tiago | por |
dc.contributor.author | Cabecinhas, Rosa | por |
dc.date.accessioned | 2020-04-30T11:26:19Z | - |
dc.date.available | 2020-04-30T11:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-95500-1-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/65155 | - |
dc.description.abstract | A questão da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante no nosso quotidiano. O conceito de RSE é definido pela União Europeia, no seu Livro Verde, como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e nas suas intervenções com outras partes interessadas” (Comissão das Comunidades Europeias, 2002). Portanto, a RSE diz respeito a actividades que as empresas desenvolvem e que vão para além das responsabilidades legais obrigatórias, mas que podem revestir-se de crucial importância na comunicação estratégica da empresa. Hoje em dia, é essencial para a empresa estabelecer uma boa relação com o meio físico e social que a rodeia, no sentido de garantir a sua sustentabilidade. A questão que nos propomos a analisar é a actual consciencialização da parte da indústria automóvel relativamente ao posto que ocupa na responsabilização ambiental do indivíduo, seja ele condutor ou não, e como a comunicação organizacional reflecte esta nova identidade. Partindo da perspectiva de como a comunicação desta nova realidade tem vindo a mudar, no caso do mundo automóvel, paulatinamente para publicidade ‘verde’, esta comunicação visa analisar, em termos comparativos, a evolução que se tem vindo a registar na publicidade, nos eventos de relações públicas e nos passos dados a conhecer aos media relativos à investigação do mundo automóvel. Um pouco por todo o mundo, os construtores automóveis começam a demonstrar a sua preocupação com a protecção ambiental. De veículos chamados de ‘nicho’, aumenta cada vez mais o interesse no desenvolvimento e produção de veículos ‘amigos do ambiente’, com menores índices de emissão de gases poluentes. Os construtores estão conscientes de como isso pode contribuir para a formação de uma boa imagem da empresa junto dos potenciais consumidores. No entanto, conciliar a preocupação ambiental com um design atraente e que garanta elevada performance em termos de rapidez e segurança constitui um dos maiores desafios tecnológicos com que se defronta actualmente a indústria automóvel. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Responsabilidade social | por |
dc.subject | Automóvel | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Comunicação estratégica | por |
dc.title | Responsabilidade social e inovação tecnológica no mundo automóvel – presente e futuro | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/issue/current | por |
sdum.event.title | 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 213 | por |
oaire.citationEndPage | 223 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_Soares_Cabecinhas_Responsabilidade-social-e-inovacao-tecnologica-no-mundo-automovel.pdf | 474,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |