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dc.contributor.authorSoares, Tiagopor
dc.contributor.authorCabecinhas, Rosapor
dc.date.accessioned2020-04-30T11:26:19Z-
dc.date.available2020-04-30T11:26:19Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.isbn978-989-95500-1-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65155-
dc.description.abstractA questão da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante no nosso quotidiano. O conceito de RSE é definido pela União Europeia, no seu Livro Verde, como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e nas suas intervenções com outras partes interessadas” (Comissão das Comunidades Europeias, 2002). Portanto, a RSE diz respeito a actividades que as empresas desenvolvem e que vão para além das responsabilidades legais obrigatórias, mas que podem revestir-se de crucial importância na comunicação estratégica da empresa. Hoje em dia, é essencial para a empresa estabelecer uma boa relação com o meio físico e social que a rodeia, no sentido de garantir a sua sustentabilidade. A questão que nos propomos a analisar é a actual consciencialização da parte da indústria automóvel relativamente ao posto que ocupa na responsabilização ambiental do indivíduo, seja ele condutor ou não, e como a comunicação organizacional reflecte esta nova identidade. Partindo da perspectiva de como a comunicação desta nova realidade tem vindo a mudar, no caso do mundo automóvel, paulatinamente para publicidade ‘verde’, esta comunicação visa analisar, em termos comparativos, a evolução que se tem vindo a registar na publicidade, nos eventos de relações públicas e nos passos dados a conhecer aos media relativos à investigação do mundo automóvel. Um pouco por todo o mundo, os construtores automóveis começam a demonstrar a sua preocupação com a protecção ambiental. De veículos chamados de ‘nicho’, aumenta cada vez mais o interesse no desenvolvimento e produção de veículos ‘amigos do ambiente’, com menores índices de emissão de gases poluentes. Os construtores estão conscientes de como isso pode contribuir para a formação de uma boa imagem da empresa junto dos potenciais consumidores. No entanto, conciliar a preocupação ambiental com um design atraente e que garanta elevada performance em termos de rapidez e segurança constitui um dos maiores desafios tecnológicos com que se defronta actualmente a indústria automóvel.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectAutomóvelpor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.titleResponsabilidade social e inovação tecnológica no mundo automóvel – presente e futuropor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/issue/currentpor
sdum.event.title5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaçãopor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage213por
oaire.citationEndPage223por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationComunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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