Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64649
Título: | Práticas de mediação pedagógica online em interlocução com o modelo de comunidade de inquirição |
Autor(es): | Goedert, Lidiane |
Orientador(es): | Gomes, Maria João Borges, Martha Kaschny |
Palavras-chave: | Comunidade de Inquirição Educação a Distância Mediação Pedagógica Community of Inquiry Distance Learning Pedagogical Mediation |
Data: | 12-Nov-2019 |
Resumo(s): | Esta investigação realiza um estudo de caso sobre o processo de mediação pedagógica online no
contexto do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),
ofertado no âmbito de um convênio com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As questões
de investigação incidem sobre como se efetiva a mediação pedagógica online nesse curso na
perspectiva dos professores, dos tutores a distância e dos estudantes, considerados os sujeitos
diretamente envolvidos nesse processo. Além disso, apresenta as contribuições que tal análise oferece
ao aperfeiçoamento das práticas de mediação pedagógica nos cursos superiores a distância da UDESC
e em contextos formativos similares. Para a conceituação de mediação pedagógica e sua relação com
a Educação a Distância (EaD), foi essencial partir do conceito de mediação de Vygotsky e de autores
contemporâneos que tratam dessa temática. O modelo teórico Comunidade de Inquirição (CoI)
assumiu uma relevância central no estudo, especialmente pelas interlocuções realizadas entre o
processo de mediação pedagógica online e os elementos centrais que constituem esse modelo:
presença de ensino; presença social; e presença cognitiva. A metodologia de pesquisa utilizada é o
estudo de caso de caráter essencialmente qualitativo, porém também utilizamos dados quantitativos
que auxiliaram na análise mais ampla das questões de investigação. A revisão de literatura foi essencial
para rever e delimitar as questões e objetivos do estudo, assim como para definir o caminho
metodológico e as referências teóricas necessárias para elucidar o conceito de mediação pedagógica
online e fundamentar os resultados empíricos. A coleta de dados aconteceu em três fases: pesquisa
documental; inquéritos por questionário; e inquéritos por entrevista. Com relação aos dados das
entrevistas e questões abertas dos questionários, realizamos análise temática conformada pela análise
de conteúdo e análise estatística das questões fechadas, incluindo as do questionário CoI. A pesquisa
documental permitiu concluir que as políticas e diretrizes nacionais relacionadas ao Sistema UAB
restringem o processo de mediação pedagógica online ao papel das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC), à mediatização da comunicação e/ou às funções do professor/tutor,
desconsiderando os estudantes como agentes de mediação. Quanto à análise das diretrizes e políticas
de EaD da UDESC, identificamos a necessidade de atualização e maior articulação entre as diretrizes
institucionais, e de ampliação do entendimento sobre as funções dos atores da mediação pedagógica
na EaD, a qual se mostrou restrita ao caráter mediatizador das TIC ou mediador do professor/tutor. Já
os projetos pedagógicos do curso de Pedagogia a Distância (em extinção e vigente) contemplam de
forma mais explícita o papel dos mediadores humanos no processo educativo na EaD. Além da
caracterização do perfil, os inquéritos por questionário e entrevista com os sujeitos nos possibilitaram:
identificar a concepção de mediação pedagógica online; verificar a percepção sobre o desenvolvimento
das presenças do modelo CoI na mediação pedagógica online no curso de Pedagogia a Distância;
identificar aspectos positivos, obstáculos e estratégias relacionados ao processo de mediação
pedagógica online; colher proposições de mudanças ao processo de mediação pedagógica online.
Esperamos que as reflexões decorrentes das dimensões analisadas neste estudo contribuam para
gerar processos de mediação pedagógica online resultantes do pensar crítico sobre o papel que se tem
atribuído aos mediadores pedagógicos humanos (professor/tutor e estudantes) e não humanos
(tecnologias e conteúdo). This research provides a case study of the online pedagogical mediation process in the context of the Distance Learning Pedagogy Program offered by the State University of Santa Catarina (UDESC) under an agreement with the Open University System of Brazil (UAB). The research questions focus on how online pedagogical mediation is conducted in this Program, from the perspective of professors, tutors and students who were considered to be the subjects directly involved in the process. Moreover, it showcases the contributions that such analysis offers to the improvement of the pedagogical mediation practices in higher distance learning programs of UDESC and in similar formative contexts. In order to define pedagogical mediation and its correlation with distance learning, it was essential to start with Vygotsky’s concept of mediation and with other contemporary authors who also cast light on the topic. The Community of Inquiry theoretical model (CoI) took on a pivotal role in this study, especially for the interlocutions it promoted between the online pedagogical mediation process and the central constituents of this model: teaching, social and cognitive presence. In terms of methodology, the case study employed essentially qualitative data, although we also have used quantitative data, which aided us to engage in a broader analysis of some research questions. The literature review was essential for us to set boundaries to the study issues and goals, as well as to define the methodological path and the theoretical references required to clarify the concept of online pedagogical mediation and to support the empirical results. Data collection was completed in three phases: documentary research, questionnaire and interviews. On the data of the interviews and open-ended questions of the survey, we performed thematic analysis circumscribed by the content analysis and the closed-ended questions statistical analysis, including those of the CoI questionnaire. The documental research allowed us to recognize that the national policies and guidelines regarding the UAB System restrict the online pedagogical mediation process to the role played by the Information and Communication Technologies (TIC), to the mediatization of communication, and to the duties of the professor/tutor, failing to promote the students as mediation agents. The analysis of the distance learning guidelines and policies practiced by UDESC led us to identify the need for development and for greater coordination between institutional guidelines, as well as a more thorough understanding of the roles played by the actors in the pedagogical mediation in distance learning, which proved to be restricted to the mediatizating influence of the TIC or the professor/tutor. As for the pedagogical projects of the Distance Learning Pedagogy Program (past and present), they embrace more openly the role of human mediators in the learning process in distance education. Besides allowing us to describe the subjects’ profile, the questionnaires and interviews enabled us to: understand the concept of online pedagogical mediation; verify the perception of development of the teaching, social and cognitive presences in the CoI model applied in the Distance Learning Pedagogy Program; identify positive aspects, obstacles and strategies related to the process of online pedagogical mediation; assemble improvement proposals for the process of online pedagogical mediation. We hope that the insights that have arisen from the dimensions analyzed in this study may contribute to generate online pedagogical mediation processes that engage in critical thinking about the role attributed to human (professor/tutor, students) and non-human mediators (technologies, content). |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64649 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lidiane Goedert.pdf | 5,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Apendices.zip | 2,54 MB | Unknown | Ver/Abrir |