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https://hdl.handle.net/1822/63801
Título: | Presença e tratamento da literatura para a infância nos manuais de português do 1.º ciclo: um estudo de caso |
Outro(s) título(s): | Presence and treatment of children’s literature in portuguese primary school books: a study case |
Autor(es): | Tinoco, Fernanda Manuela Macedo |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Literatura para a infância Metas curriculares Manual escolar Processos de leitura Children’s literature Curricular goals School books Reading processes |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A literatura para a infância afigura-se significativa no desenvolvimento emocional e afetivo
da criança. As vantagens e potencialidades no contacto com textos literários são consensualmente
reconhecidos, favorecendo estes, ainda, a interação discursiva e o enriquecimento da
comunicação. Com a inclusão do domínio da Educação Literária nos referenciais oficiais,
designadamente nas Metas Curriculares de Português, o contacto com esta literatura passa a
acontecer, maioritária e obrigatoriamente, através do manual escolar. Este recurso pedagógico
contempla as orientações curriculares e, dada a sua centralidade no processo ensinoaprendizagem,
revela-se orientador das práticas de ensino, influenciando a natureza das
aprendizagens e a construção dos conhecimentos. Sabendo que a exploração da literatura para
infância deverá permitir o envolvimento do aluno com o texto, seja através de opiniões ou juízos,
do levantamento de hipóteses ou da “transposição” para o lugar da personagem, importa que esta
interação seja instigada através do questionário de exploração, promovendo a mobilização das
Metas Curriculares no domínio da Educação Literária, assim como a ativação dos processos de
leitura.
Neste estudo, procuramos compreender de que forma a Educação Literária está presente
nos manuais de Português do 2.º ano, que género de literatura para a infância é aí congregada ou
mobilizada e qual o tratamento dado na exploração de um texto literário. Analisamos até que ponto
os questionários que acompanham os textos literários de leitura obrigatória correspondem ao que
está estipulado no documento oficial Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino
Básico. Para tal, foram recolhidos os autores e as obras presentes em cada um dos objetos de
estudo, assim como as metas que se propunham alcançadas e os processos de leitura mobilizados
pelas perguntas.
Esta análise permitiu-nos concluir que os manuais escolares ainda não contribuem
significativamente para alcançar as metas definidas e para a ativação dos processos de leitura
essenciais na infância e nas experiências dos leitores. É redutor circunscrever a exploração desta
relevante literatura à extração de informação explícita e procura de informação, sem nunca
fomentar a interação do leitor com a obra. Children’s literature is quite significant in the emotional and affective development of children. The advantages and potentialities of the contact with literary texts are widely recognized, as these favour the discursive interaction and the communication enrichment. After the inclusion of the Literary Education domain in the official referential, namely the Portuguese Curricular Goals, the contact with literature takes place, mostly and obligatorily, through the school book. This pedagogical resource includes the curricular orientations and, given its central place in the educational process, guides the teaching practices, thus influencing the nature of learning and knowledge construction. As the exploration of literature for children should allow the pupil’s involvement with the text, either through opinions or judgements, hypotheses generation or transposition into the character, it is rather relevant that this interaction comes instigated through exploratory questionnaires, thus promoting the mobilization of the Curricular Goals in the Literary Education domain, as well as the activation of the reading process. In this study, we aimed to understand in which way the Literary Education is present in Portuguese school books of the 2nd grade, which kind of children’s literature they congregate or mobilise and what kind of literary exploration is made. We analysed how far the questionnaires that accompany the literary texts fulfill the official stipulations of the Portuguese Curricular Goals in Primary School. For such a purpose, we enlisted the authors and the literary works present in each of the study objects, as well as the goals they aimed to achieve and the reading processes mobilised in the questionnaires. Such analysis has allowed us to conclude that school books are not yet significant contributors to the fulfillment of the defined goals and the activation of essential reading processes in childhood and in readers’ experiences. It is reductive to confine the exploration of such a relevant literature to the search and extraction of explicit information, without promoting the reader’s interaction with the literary works. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63801 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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