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dc.contributor.advisorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorTinoco, Fernanda Manuela Macedopor
dc.date.accessioned2020-02-07T11:43:58Z-
dc.date.available2020-02-07T11:43:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63801-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)por
dc.description.abstractA literatura para a infância afigura-se significativa no desenvolvimento emocional e afetivo da criança. As vantagens e potencialidades no contacto com textos literários são consensualmente reconhecidos, favorecendo estes, ainda, a interação discursiva e o enriquecimento da comunicação. Com a inclusão do domínio da Educação Literária nos referenciais oficiais, designadamente nas Metas Curriculares de Português, o contacto com esta literatura passa a acontecer, maioritária e obrigatoriamente, através do manual escolar. Este recurso pedagógico contempla as orientações curriculares e, dada a sua centralidade no processo ensinoaprendizagem, revela-se orientador das práticas de ensino, influenciando a natureza das aprendizagens e a construção dos conhecimentos. Sabendo que a exploração da literatura para infância deverá permitir o envolvimento do aluno com o texto, seja através de opiniões ou juízos, do levantamento de hipóteses ou da “transposição” para o lugar da personagem, importa que esta interação seja instigada através do questionário de exploração, promovendo a mobilização das Metas Curriculares no domínio da Educação Literária, assim como a ativação dos processos de leitura. Neste estudo, procuramos compreender de que forma a Educação Literária está presente nos manuais de Português do 2.º ano, que género de literatura para a infância é aí congregada ou mobilizada e qual o tratamento dado na exploração de um texto literário. Analisamos até que ponto os questionários que acompanham os textos literários de leitura obrigatória correspondem ao que está estipulado no documento oficial Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Para tal, foram recolhidos os autores e as obras presentes em cada um dos objetos de estudo, assim como as metas que se propunham alcançadas e os processos de leitura mobilizados pelas perguntas. Esta análise permitiu-nos concluir que os manuais escolares ainda não contribuem significativamente para alcançar as metas definidas e para a ativação dos processos de leitura essenciais na infância e nas experiências dos leitores. É redutor circunscrever a exploração desta relevante literatura à extração de informação explícita e procura de informação, sem nunca fomentar a interação do leitor com a obra.por
dc.description.abstractChildren’s literature is quite significant in the emotional and affective development of children. The advantages and potentialities of the contact with literary texts are widely recognized, as these favour the discursive interaction and the communication enrichment. After the inclusion of the Literary Education domain in the official referential, namely the Portuguese Curricular Goals, the contact with literature takes place, mostly and obligatorily, through the school book. This pedagogical resource includes the curricular orientations and, given its central place in the educational process, guides the teaching practices, thus influencing the nature of learning and knowledge construction. As the exploration of literature for children should allow the pupil’s involvement with the text, either through opinions or judgements, hypotheses generation or transposition into the character, it is rather relevant that this interaction comes instigated through exploratory questionnaires, thus promoting the mobilization of the Curricular Goals in the Literary Education domain, as well as the activation of the reading process. In this study, we aimed to understand in which way the Literary Education is present in Portuguese school books of the 2nd grade, which kind of children’s literature they congregate or mobilise and what kind of literary exploration is made. We analysed how far the questionnaires that accompany the literary texts fulfill the official stipulations of the Portuguese Curricular Goals in Primary School. For such a purpose, we enlisted the authors and the literary works present in each of the study objects, as well as the goals they aimed to achieve and the reading processes mobilised in the questionnaires. Such analysis has allowed us to conclude that school books are not yet significant contributors to the fulfillment of the defined goals and the activation of essential reading processes in childhood and in readers’ experiences. It is reductive to confine the exploration of such a relevant literature to the search and extraction of explicit information, without promoting the reader’s interaction with the literary works.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectMetas curricularespor
dc.subjectManual escolarpor
dc.subjectProcessos de leiturapor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectCurricular goalspor
dc.subjectSchool bookspor
dc.subjectReading processespor
dc.titlePresença e tratamento da literatura para a infância nos manuais de português do 1.º ciclo: um estudo de casopor
dc.title.alternativePresence and treatment of children’s literature in portuguese primary school books: a study casepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202350258por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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