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https://hdl.handle.net/1822/63515
Título: | As aulas de campo como ferramentas potencializadoras para a contextualização do currículo e da aprendizagem |
Outro(s) título(s): | Field trips as enhancing tools for curriculum contextualization and learning |
Autor(es): | Fernandes, Priscilla de Medeiros Costa |
Orientador(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Aprendizagem Aulas de campo Contextualização curricular Curriculum context Field trip Learning |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | As aulas de campo devem ser enfatizadas como um importante recurso pedagógico pois oferecem
potencialidades diversas para a formação dos alunos, que devem ser consideradas no processo de
ensinoaprendizagem.
Por vezes, essas aulas são vistas como atividades recreativas e extracurriculares,
sem serem observados todos os aspectos importantes que podem ser trabalhados a partir delas, para
além dos próprios conteúdos curriculares. Assim, buscamos investigar a influência das aulas de campo
na contextualização dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem dos alunos do Curso Técnico
Integrado de Nível Médio em Geologia, do Campus Natal-Central do IFRN. Visamos ainda analisar como
essas aulas estão estabelecidas na estrutura curricular do curso e pontuar os aspectos mais positivos e
menos conseguidos no desenvolvimento das mesmas. A pesquisa caracterizou-se por ser de natureza
qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra foi constituída por cinco professores e dez alunos do
curso, tendo os dados sido recolhidos através de três técnicas: entrevistas semiestruturadas em
profundidade com os professores; sessões de grupos focais com os alunos; e observação participante
na aula de campo. Os resultados foram interpretados a partir da análise qualitativa dos dados e os
levantamentos apontaram para a percepção das aulas de campo como instrumentos que favorecem a
contextualização e a aprendizagem dos conteúdos, considerando os relatos de que os mesmos são mais
bem compreendidos e os conceitos muitas vezes ressignificados pelos alunos a partir dessas aulas. Na
Geologia, onde os fenômenos geológicos são de difícil compreensão, uma melhor assimilação e
contextualização a partir das observações in loco fica ainda mais evidente. Além das contribuições para
a aprendizagem, os aspectos positivos das aulas de campo mais encontrados nesse estudo foram que
elas estimulam a convivência em grupo e promovem atitudes cooperativas; despertam o aluno para
realidade do mercado de trabalho; e desenvolvem a maturidade para aspectos pessoais, sociais e
profissionais nos alunos. Além disso, os alunos ficam mais motivados para a aprendizagem nas aulas de
campo que nas tradicionais salas de aula, pois podem sair da rotina, conviver mais com os amigos e
fortalecer as relações afetivas com os professores, produzindo efeitos positivos para a aprendizagem.
Por outro lado, muitos foram os entraves encontrados, dentre os quais destacamos a responsabilidade
imputada aos professores perante os riscos inerentes às aulas de campo; o orçamento reduzido; a falta
de interesse dos alunos pelo curso; e as condições ambientais desfavoráveis, aspecto bastante citado
pelos discentes. Por se tratar de uma atividade que promove certo desgaste físico, as aulas de campo
no curso de Geologia requerem um esforço especial sendo a motivação um elemento essencial para que
os alunos possam ter um melhor rendimento no desenvolvimento das mesmas. Ressaltamos que, apesar
de valorizar a prática das aulas de campo, entendemos que essas atividades não substituem as aulas
expositivas, devendo ser complementares para favorecer a contextualização dos conteúdos curriculares
e promover a aprendizagem com significado para os alunos a partir das vivências e reflexões acerca do
ambiente natural onde as dinâmicas geológicas, de fato, se estabelecem. Por fim, reforçamos que é
indispensável o reconhecimento da necessidade de maiores investimentos na educação pública
brasileira, visando à garantia dos recursos necessários para o fortalecimento e manutenção dessas
práticas que consideramos tão importantes para a aprendizagem dos alunos. Field trips should be emphacized as an important pedagogical resource for they have great potential to contribute to students’ education. Such resource should be taken into consideration within the teachinglearning process. Field trips are considerably often regarded by the academic community as extracurricular and recreational activities. Such viewpoint fails to observe the embeded curriculum contents and important educational aspects which may be explored from these trips. Thus, we seek to investigate the influence of Field trips in the contextualization of classroom contents and in the learning improvement of the IFRN Geology technical students from the Natal-Central Campus. We also aim to analize how field trips are stablished within the course curriculum structure as well as to critique the most and least successful outcomes of the investigated practice. The research is descriptive, qualitative and exploratory in nature. The study sample consisted of five teachers and ten students from the Geology course. The research data was collected by means of three techniques: in-depth semi-structured interviews with teachers; focal group sessions with students; Field trip participative observation. The reults were drawn from the interpretation of qualitative data analisis and the data collection. Such result showed towards the perception of Field trips as instruments that favor curriculum content learning and contextualization. This is so, because the reports that contents are better understood and conceps often processed by students from those classes. The context of Geology teaching further evidences the necessity of Field trips, for a closer contact with the environment to be taught gratly benefits the learning process. Apart from the already mentioned academic benefits, the present study has found other advantages for the use of Field trips as a pedagogical resource. Those are: The stimulus towards group cooperation, the awakening in regards to work opportunities, the development of maturity concerning personal, social and Professional aspects. Field trips have also proven to be beneficial in regards to strenghtening ties with the faculty and peers, which in its turn may render positive learning outcomes. However, there were many obstacles to be ovecome. Among these, the highlighted ones are: The responsibility given to teachers in face of the typical risks of Field trips, reduced budget, lack of student interest for the course itself and the unfavorable environmental conditions found. The later was recurrently reported by the students involved. Geology Field trips also require special effort and motivation, for they physically challenging. It is important to emphacize that despite being significantly important, Field trips do not substitute classroom-taught lessons. Rather than that, they constitute a pedagogical complement to the classroom. It concluded that it is important to emphacize that the necessity for further investiment in the Brazilian public education as means of assuring the needed resources for the strenghtening and maintenance of practices such as Field trips which are regarded as extremely beneficial to the learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63515 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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