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TítuloMais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida. Amor, “serviço” e lírica camoniana
Autor(es)Ramon, Micaela
Palavras-chaveCamões
Poesia lírica
Frederico Lourenço
Prosa de ficção
Intertextualidade
Lyric poetry
Fictional prose
Frederico Lourenço
Intertextuality
Data2010
EditoraUniversidade Federal de Viçosa (UFV)
RevistaRevista Camoniana
CitaçãoRamon, Micaela - (2010) - «Mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida. Amor, “serviço” e lírica camoniana» in Revista Camoniana, Série web – volume 1 – secção “Camões e o século XVI”, São Paulo - Brasil.
Resumo(s)O soneto “Sete anos de pastor Jacob servia” goza de um estatuto privilegiado no conjunto da obra lírica de Camões, patente no apreço que gerações sucessivas de leitores por ele têm manifestado. Um dos melhores indicadores do grau desse apreço são precisamente os ecos da pervivência da escrita do poeta na produção artística subsequente. Neste sentido, a poesia camoniana mantém intacta a sua energia fecundante, tantos são os testemunhos da influência que exerce sobre os escritores contemporâneos. Na actual prosa de ficção portuguesa, sobressai o exemplo de Frederico Lourenço, autor cuja produção registra fortes relações de intertextualidade com a obra do grande vate do século XVI. Neste artigo procede-se a um estudo comparativo do conto “O Retrato de Camões”, de F. Lourenço, com o mencionado soneto camoniano procurando pôr em relevo a forma como a ficção de Lourenço pode contribuir para o surgimento de gerações sempre renovadas de apreciadores de Camões.
The sonnet “Sete anos de pastor Jacob servia» enjoys a privileged status in the overall work of Camões, which is clearly acknowledged by the appreciation expressed by generations of readers. One of the best indicators of such is precisely the experienced (pervivência) echoes of the poet’s writings in subsequent artistic production. In this sense, Camonian poetry preserves its fertilizing power, many are the testimonies of its influence on contemporary writers. In the current Portuguese prose fiction, stands the example of Frederico Lourenço, whose works show strong intertextuality with the work of the great poet of the sixteenth century. This paper proceeds with a comparative study of the short story “O Retrato de Camões” (‘The Portrait of Camões’) by F. Lourenço, and the Camonian sonnet mentioned previously, seeking to highlight how the fiction of Lourenço may contribute to the emergence of new generations of lovers of Camões.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63510
ISSN0103-3239
Versão da editorahttp://www.revistacamoniana.ufv.br/artigo/36
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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