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https://hdl.handle.net/1822/63432
Título: | Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções |
Outro(s) título(s): | The challenges of mediation in a school where emotions reign |
Autor(es): | Costa, Diana Catarina Abreu |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Competências pessoais Emocionais e pessoais Desenvolvimento pessoal e social Escola Mediação socioeducativa Personal and social development Personal Emotional and personal skills School Socio-educational mediation |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente trabalho insere-se na última etapa do 2º ano do Mestrado em Educação, área
de especialização Mediação Educacional da Universidade do Minho.
O projeto baseia-se numa investigação-ação e está alicerçado numa diversidade de
instrumentos e técnicas de investigação qualitativa a partir de uma análise de necessidades.
O presente projeto intitula-se como “Os desafios da mediação numa escola onde reinam
as emoções” e tem como a finalidade contribuir para a construção de uma cultura de convivência
pacífica dentro e fora do contexto escolar.
Com base na análise do disgnóstico de necessidades concebeu-se um plano de ação
fracionado em três ações, nomeadamente a criação de um gabinete de mediação, a
implementação de programa Ser + e a conceção de uma oficina de alunos mediadores escolares.
O objetivo principal do gabinete de mediação foi gerenciar e resolver os conflitos que
surgem em um contexto escolar, envolvendo qualquer ator educativo - alunos, professores,
assistentes operacionais e pais. No que diz respeito ao programa SER +, destinou-se a três grupos
do 2º ciclo, mais precisamente no 6º ano, e visou desenvolver competências socioemocionais
fundamentais no bom relacionamento interpessoal. Em relação à Oficina dos Mediadores,
pretendeu capacitar os alunos participantes, através de uma formação, de gestão e resolução de
conflitos entre pares.
Em suma, e realizando uma apreciação final, o seguinte projeto alcançou resultados muito
positivos: desenvolvemos e treinamos competências socioemocionais com 64 alunos do 6º ano,
capacitamos 15 alunos com ferramentas e técnicas de resolução de conflitos para intervirem no
contexto escolar e ajudamos a resolver 11 casos de conflitos escolares. Dos resultados emergem
implicações para a mediação educacional em contexto escolar que discutiremos no final deste
relatório. The present work is part of the last stage of the 2nd year of the Master's degree in Education, area of specialization in Educational Mediation at the University of Minho. The project is based on action research and on a diversity of qualitative research methods and techniques from a needs’ analysis. This, the present project is titled "The Challenges of mediation in a school where emotions reign" and has as its purpose to contribute to the construction of a culture of peaceful coexistence within and outside the school context. Based on the analysis of the needs, a three-action action plan was conceived, namely the creation of a mediation office, the implementation of a program called "Ser+" and the design of a workshop/club of student mediators School. The main objective of the mediation office was to manage and resolve conflicts that arise in a school context, involving any educational actor - students, teachers, operational assistants and parents. With regard to the SER + program, it was aimed at three groups of the 2nd cycle, more precisely in the 6th year, and aimed to develop fundamental socio-emotional skills in good interpersonal relationships. Regarding the Mediators' Workshop, it intended to train the participating students, through training, management and resolution of conflicts amongst peers. In short, and performing a final appreciation, the following project achieved very positive results: we developed and trained socio-emotional skills with 64 6th graders, we trained 15 students with conflict resolution tools and techniques to intervene in the school context and help to solve 11 cases of school conflicts. From the results implications emerged for educational mediation in the school context that we will discuss at the end of this report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63432 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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