Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63432

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlores, Maria Assunçãopor
dc.contributor.authorCosta, Diana Catarina Abreupor
dc.date.accessioned2020-01-28T10:38:15Z-
dc.date.available2020-01-28T10:38:15Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63432-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)por
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se na última etapa do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização Mediação Educacional da Universidade do Minho. O projeto baseia-se numa investigação-ação e está alicerçado numa diversidade de instrumentos e técnicas de investigação qualitativa a partir de uma análise de necessidades. O presente projeto intitula-se como “Os desafios da mediação numa escola onde reinam as emoções” e tem como a finalidade contribuir para a construção de uma cultura de convivência pacífica dentro e fora do contexto escolar. Com base na análise do disgnóstico de necessidades concebeu-se um plano de ação fracionado em três ações, nomeadamente a criação de um gabinete de mediação, a implementação de programa Ser + e a conceção de uma oficina de alunos mediadores escolares. O objetivo principal do gabinete de mediação foi gerenciar e resolver os conflitos que surgem em um contexto escolar, envolvendo qualquer ator educativo - alunos, professores, assistentes operacionais e pais. No que diz respeito ao programa SER +, destinou-se a três grupos do 2º ciclo, mais precisamente no 6º ano, e visou desenvolver competências socioemocionais fundamentais no bom relacionamento interpessoal. Em relação à Oficina dos Mediadores, pretendeu capacitar os alunos participantes, através de uma formação, de gestão e resolução de conflitos entre pares. Em suma, e realizando uma apreciação final, o seguinte projeto alcançou resultados muito positivos: desenvolvemos e treinamos competências socioemocionais com 64 alunos do 6º ano, capacitamos 15 alunos com ferramentas e técnicas de resolução de conflitos para intervirem no contexto escolar e ajudamos a resolver 11 casos de conflitos escolares. Dos resultados emergem implicações para a mediação educacional em contexto escolar que discutiremos no final deste relatório.por
dc.description.abstractThe present work is part of the last stage of the 2nd year of the Master's degree in Education, area of specialization in Educational Mediation at the University of Minho. The project is based on action research and on a diversity of qualitative research methods and techniques from a needs’ analysis. This, the present project is titled "The Challenges of mediation in a school where emotions reign" and has as its purpose to contribute to the construction of a culture of peaceful coexistence within and outside the school context. Based on the analysis of the needs, a three-action action plan was conceived, namely the creation of a mediation office, the implementation of a program called "Ser+" and the design of a workshop/club of student mediators School. The main objective of the mediation office was to manage and resolve conflicts that arise in a school context, involving any educational actor - students, teachers, operational assistants and parents. With regard to the SER + program, it was aimed at three groups of the 2nd cycle, more precisely in the 6th year, and aimed to develop fundamental socio-emotional skills in good interpersonal relationships. Regarding the Mediators' Workshop, it intended to train the participating students, through training, management and resolution of conflicts amongst peers. In short, and performing a final appreciation, the following project achieved very positive results: we developed and trained socio-emotional skills with 64 6th graders, we trained 15 students with conflict resolution tools and techniques to intervene in the school context and help to solve 11 cases of school conflicts. From the results implications emerged for educational mediation in the school context that we will discuss at the end of this report.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectCompetências pessoaispor
dc.subjectEmocionais e pessoaispor
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e socialpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMediação socioeducativapor
dc.subjectPersonal and social developmentpor
dc.subjectPersonalpor
dc.subjectEmotional and personal skillspor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectSocio-educational mediationpor
dc.titleOs desafios da mediação numa escola onde reinam as emoçõespor
dc.title.alternativeThe challenges of mediation in a school where emotions reignpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202367290por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf7,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID