Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63307

TítuloO PROEJA no IFRN: desafios curriculares para uma resposta adequada aos estudantes jovens e adultos do Curso de Comércio do Campus Natal - Zona Norte
Outro(s) título(s)THE PROEJA at IFRN: curricular challenge to answer properly the students youth and adult from the trade’s course in the Campus Natal - North Zone
Autor(es)Sena, Luciana Karine de Souza
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveCurrículo
Educação de jovens e adultos
PROEJA
Curriculum
Youth and adult education
Data2019
Resumo(s)No âmbito do surgimento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em atendimento à demanda do estado, iniciou a oferta do programa em 2007 pautado pela óptica do currículo integrado com intenção de promover inclusão escolar e emancipação. Nesse contexto, este estudo problematiza a forma de organização dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados pelo PROEJA para responder às especificidades dos estudantes jovens e adultos beneficiários do programa, tendo como foco o Curso Técnico em Comércio Integrado PROEJA ofertado pelo Campus Natal - Zona Norte, e os desafios para adequações curriculares que se colocam ao IFRN e aos docentes implicados. A partir da abordagem qualitativa e interpretativa, realizou-se revisão de literatura para análise das concepções sobre currículo reveladas nos documentos oficiais do PROEJA e do IFRN, incluindo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em questão referente à estrutura curricular e às especificidades dos seus estudantes. Utilizaram-se as técnicas de inquérito por questionário e de grupo focal para coleta dos dados e os resultados foram interpretados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e Esteves (2006). A considerar os dados coletados a partir dos questionários, foi possível conhecer que as turmas do curso são compostas, prioritariamente, por alunos do sexo feminino, entre a 18 a 35 anos, solteiros e sem filhos, estudantes sem outra ocupação profissional. Como principal motivação para ingresso no IFRN e no curso em questão, destacaram o interesse em atuar ou por já atuarem no comércio e a busca pelo conhecimento na área do curso ofertado. No que se refere ao que conhecem e opinam sobre o PPC do Curso Técnico em Comércio Integrado PROEJA, revelaram desconhecimento e falta de apropriação sobre o documento, mas declararam, em sua maioria, estarem satisfeitos com o curso. Em relação aos desafios para adequação curricular do PPC do curso quanto às especificidades dos seus beneficiários, os docentes destacaram a heterogeneidade dos alunos no que se refere à abrangência da faixa etária em que estão distribuídos e à forma como essa diversidade reflete na aprendizagem; reforçaram a importância de prezar pelo desenvolvimento das competências necessárias para certificação do técnico em Comércio; e, reconheceram a necessidade de formação na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do PROEJA. Há que se pontuar que, apesar do envolvimento e do compromisso com o curso ofertado pelo programa e com seus alunos, os docentes destacaram a indisponibilidade de tempo para dedicação às demandas do PROEJA tendo em vista que atuam em todas as modalidades e níveis de ensino ofertados pelo Campus Natal - Zona Norte. A partir desses resultados, o estudo contribui para compreensão das especificidades do programa na perspectiva de construção de uma proposta curricular adequada aos seus beneficiários, visando a consolidação do PROEJA como uma política pública permanente no campo da Educação Profissional e Tecnológica a partir da excelência histórica da educação ofertada pelos institutos federais.
In the ambit of the emergence of the national Program of integration of the professional education with the basic education, in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA) The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), in response to state demand, started offering the program in 2007, based on the integrated curriculum with the intention of promoting school inclusion and emancipation. In this context this study problematizes the organization of the pedagogical projects of the courses offered by PROEJA to answer the specificities of the students youth and adults who are benefited by the program, having the aim the technical trade’s course integrated PROEJA offered by the campus Natal - North Zone, and the challenges for the curriculum adequation that present to the IFRN and to the teachers involved. Starting from qualitative approach and interpretive conducted a literature review to analyze the conceptions of curriculum revealed in the official documents of PROEJA and IFRN, including the Pedagogical Project of the Course (PPC) on issues related to the curriculum structure and specificities of its students. Used as survey and focus group research techniques for data collection and the results were interpreted from the content analysis proposed by Bardin (2011) and Esteves (2006). To considere the data collected from the questionnaires, it was possible to know that the classes of the course are mainly composed of female students, between 18 and 35 years old, single and without children, students without other professional occupation. As the main motivation for joining IFRN and the course in question, they highlighted their interest in working or already working in commerce and the search for knowledge in the area of the offered course. Regarding what they know and think about the PPC of the Technical Course on Integrated trade PROEJA, they revealed lack of knowledge and lack of appropriation about the document, but stated, for the most part, that they were satisfied with the course. Regarding the challenges for the curricular adequacy of the course's PPC regarding the specificities of its beneficiaries, the teachers highlighted the heterogeneity of the students regarding the age range in which they are distributed and how this diversity reflects on learning; reinforced the importance of valuing the development of the necessary skills for certification of the trade technician; and recognized the need for training in the area of Youth and Adult Education (EJA) and PROEJA. It should be noted that, despite the involvement and commitment to the course offered by the program and its students, the teachers highlighted the unavailability of time to dedicate to the demands of PROEJA considering that they work in all types and levels of education offered by the Natal Campus - North Zone. Starting from this results, the study contributes to the understanding of the specificities of the program from the perspective of building a suitable curriculum proposal to its beneficiaries, aiming at the consolidation of PROEJA as a permanent public policy in the field of Vocational and Technological Education from the historical excellence of the program. education offered by federal institutes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63307
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luciana Karine de Souza Sena.pdf3,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID