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https://hdl.handle.net/1822/63146
Título: | Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Maia, Ila Beatriz |
Palavras-chave: | Currículo Políticas Curriculares Inovação Accountability |
Data: | 1-Out-2019 |
Editora: | Editora Oeste |
Citação: | Pacheco, J. A., & Maia, I. B. (2019). Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português. In F. C. Silva & C. X. Filha (Org.), Conhecimentos em disputa na base nacional curricular comum (pp. 43-54). Campo Grande: Editora Oeste. |
Resumo(s): | No desenvolvimento de conceitos como transglobalidade, globalização e accountability, cada vez mais estudados através de uma metodologia comparada, analisamos as atuais políticas curriculares, no contexto da realidade portuguesa, para sustentar a afirmação de que o currículo nacional é um puzzle de três peças – planos curriculares, perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais – que reforçam uma tendência de centralização do currículo, mesmo que a linguagem da inovação e flexibilização conste dos atuais documentos curriculares. Por outro lado, salientamos o papel da OCDE na reconfiguração das mudanças curriculares através da abordagem por competências e da relevância dos conteúdos numa era dominada pelas tecnologias digitais e pela discussão de temas que são fulcrais na integração dos sujeitos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63146 |
ISBN: | 978-85-45584-09-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019.Capítulo. Pacheco& Maia,Brasil. Para uma análise crítica das politicas curriculares.pdf | 377,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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