Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63146
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.contributor.author | Maia, Ila Beatriz | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T11:57:35Z | - |
dc.date.available | 2020-01-10T11:57:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, J. A., & Maia, I. B. (2019). Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português. In F. C. Silva & C. X. Filha (Org.), Conhecimentos em disputa na base nacional curricular comum (pp. 43-54). Campo Grande: Editora Oeste. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-45584-09-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63146 | - |
dc.description.abstract | No desenvolvimento de conceitos como transglobalidade, globalização e accountability, cada vez mais estudados através de uma metodologia comparada, analisamos as atuais políticas curriculares, no contexto da realidade portuguesa, para sustentar a afirmação de que o currículo nacional é um puzzle de três peças – planos curriculares, perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais – que reforçam uma tendência de centralização do currículo, mesmo que a linguagem da inovação e flexibilização conste dos atuais documentos curriculares. Por outro lado, salientamos o papel da OCDE na reconfiguração das mudanças curriculares através da abordagem por competências e da relevância dos conteúdos numa era dominada pelas tecnologias digitais e pela discussão de temas que são fulcrais na integração dos sujeitos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Oeste | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Políticas Curriculares | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Accountability | por |
dc.title | Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 43 | por |
oaire.citationEndPage | 54 | por |
oaire.citationConferencePlace | Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Conhecimentos em disputa na base nacional curricular comum | por |
oaire.version | CVoR | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019.Capítulo. Pacheco& Maia,Brasil. Para uma análise crítica das politicas curriculares.pdf | 377,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons