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https://hdl.handle.net/1822/63145
Título: | Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal |
Outro(s) título(s): | Globalization and accountability policies: the perspectives of teachers in the context of the AEE in Portugal |
Autor(es): | Maia, Ila Beatriz Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Globalização Políticas de accountability Avaliaçao Avaliação Externa Globalization Accountability policies Evaluation External evaluation |
Data: | 6-Set-2019 |
Editora: | Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación |
Citação: | Maia, I. B., & Pacheco, J. A. (2019). Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal. In Libro de Actas. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía.A Coruña: Universidade da Coruña. |
Resumo(s): | Este trabalho está integrado no projeto Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas do ensino não superior, em Portugal e é fruto de uma investigação realizada durante o mestrado em ciências da educação, área de especialização em desenvolvimento curricular e avaliação, da Universidade do Minho. A discussão parte do conceito de qualidade para problematizar os referenciais de avaliação institucional de escolas do ensino não superior, especificamente o caso português da Avaliação Externa das Escolas (AEE), no contexto das teorias de globalização e políticas de accountability. As questões de investigação são: Quais são as perspetivas dos professores em relação aos efeitos que a AEE pode causar nas suas práticas de inovação curricular? De que modo os professores estão envolvidos/alheados no processo de AEE? Do quadro teórico-conceptual são problematizadas relações entre políticas transnacionais e nacionais e processos de AEE e seu impacto nas práticas de inovação curricular e no envolvimento/alheamento dos professores. Através de metodologia de natureza qualitativa são realizados os seguintes estudos empíricos: qualitativo, baseado na análise documental, tendo como corpus documental o 3º ciclo de AEE; qualitativo, com uma amostra de professores para o levantamento de questões sobre as suas perceções acerca do impacto e efeitos da AEE nas práticas de inovação curricular e no envolvimento/alheamento neste processo. Como é uma investigação em curso, os dados empíricos apresentados são provisórios e refletem as perspetivas de docentes sobre o 3º ciclo da AEE, bem como a caracterização desse referencial. This work is integrated in the project Mechanisms of Change in Schools and in the Inspection. A study about the 3rd cycle of External Evaluation of Schools of non-higher education, in Portugaland is the result of an investigation realized during the master of education sciences, area of specialization in curriculum development and evaluation, University of Minho. The discussion starts from the concept of quality to problematize the institutional evaluation frameworks of non-higher schools, specifically the portuguese case of the External Evaluation of Schools (ESE), in the context of globalization theories and accountabilitypolicies. The investigation questions are: What are the teachers' perspectives on the effects that ESEcan have on their curricular innovation practices? How are teachers involved in the ESEprocess? The theoretical-conceptual framework problematizes the relations between transnational and national policies and the ESEprocesses and their impact on the practices of curricular innovation and inthe involvement / “alienation” of teachers. Through a methodology of qualitative nature are realized the empirical studies: qualitative, based on documentary analysis, having as documentary corpusthe 3rd cycle of ESE; qualitative, with some teachers to raise questions about their perceptions about the impact and effects of ESEin the practices of curricular innovation and in the involvement / “alienation” in this process. Since it is an ongoing investigation, the empirical data presented are provisional and reflect the perspectives of teachers about the 3rd cycle of ESE, as well as the characterization of this referential |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63145 |
ISBN: | 978-84-9749-726-8 |
Versão da editora: | https://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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