Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63136
Título: | Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional |
Outro(s) título(s): | Evaluación externa de las escuelas: lógicas políticas de evaluación institucional External evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluation |
Autor(es): | Sousa, Joana Raquel Faria Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Avaliação Externa Avaliação Institucional Accountability Portugal External Evaluation Institutional Evaluation Evaluación ExternaEvaluación Extern Evaluación Institucional |
Data: | 30-Nov-2019 |
Editora: | Fundação Carlos Chagas |
Revista: | Estudos em Avaliação Educacional |
Citação: | Sousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos em Avaliação Educacional, 30 (74), 536-556. doi:10.18222/eae.v30i74.5860 |
Resumo(s): | Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas
de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo
apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas
perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a
Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento
da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento
crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do
quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais
que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância
da ênfase numa avaliação institucional formativa. En épocas de políticas educativas guiadas por la accountability, el aumento de sistemas de evaluación institucional es un aspecto significativo de los sistemas educativos. En este artículo presentamos los resultados de una investigación llevada a cabo en Portugal, basada en las percepciones de los actores educativos como respuesta al problema: ¿qué impacto y efectos produce la Evaluación Externa de Escuelas (AEE), considerando la mejora escolar, la implicación de la comunidad e la implementación de políticas de accountability? A pesar del posicionamiento crítico de los actores educativos en relación a la AEE, los resultados indican la aceptación del marco de referencia del modelo, provocando los efectos de legitimación y procedimentales que promueven la osificación de prácticas curriculares y pedagógicas, destacando la importancia del énfasis en la evaluación institucional formativa In times of educational policies guided by accountability, the increase of institutional evaluation systems is a striking aspect of the educational systems. This article presents the results of a study conducted in Portugal, based on the perceptions of educational actors in response to the problem: What impact and effects do the External Evaluation of Schools (AEE) produce, regarding school improvement, community involvement and implementation of accountability policies?. Despite the critical positioning of the educational actors concerning the AEE, results indicate acceptance of the framework model triggering the legitimation and the procedural effects that promote the ossification of curricular and pedagogical practices, highlighting the importance of the emphasis on formative institutional evaluation |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63136 |
DOI: | 10.18222/eae.v30i74.5860 |
ISSN: | 0103-6831 |
e-ISSN: | 1984-932X |
Versão da editora: | http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5860 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019.Artigo.pdf | 167,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons