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dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2020-01-10T10:16:02Z-
dc.date.available2020-01-10T10:16:02Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.date.submitted2018-07-15-
dc.identifier.citationSousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos em Avaliação Educacional, 30 (74), 536-556. doi:10.18222/eae.v30i74.5860por
dc.identifier.issn0103-6831por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63136-
dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.por
dc.description.abstractEm tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância da ênfase numa avaliação institucional formativa.por
dc.description.abstractEn épocas de políticas educativas guiadas por la accountability, el aumento de sistemas de evaluación institucional es un aspecto significativo de los sistemas educativos. En este artículo presentamos los resultados de una investigación llevada a cabo en Portugal, basada en las percepciones de los actores educativos como respuesta al problema: ¿qué impacto y efectos produce la Evaluación Externa de Escuelas (AEE), considerando la mejora escolar, la implicación de la comunidad e la implementación de políticas de accountability? A pesar del posicionamiento crítico de los actores educativos en relación a la AEE, los resultados indican la aceptación del marco de referencia del modelo, provocando los efectos de legitimación y procedimentales que promueven la osificación de prácticas curriculares y pedagógicas, destacando la importancia del énfasis en la evaluación institucional formativapor
dc.description.abstractIn times of educational policies guided by accountability, the increase of institutional evaluation systems is a striking aspect of the educational systems. This article presents the results of a study conducted in Portugal, based on the perceptions of educational actors in response to the problem: What impact and effects do the External Evaluation of Schools (AEE) produce, regarding school improvement, community involvement and implementation of accountability policies?. Despite the critical positioning of the educational actors concerning the AEE, results indicate acceptance of the framework model triggering the legitimation and the procedural effects that promote the ossification of curricular and pedagogical practices, highlighting the importance of the emphasis on formative institutional evaluationpor
dc.description.sponsorshipProjeto de Investigação da FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017) Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal. (MAEE)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação Carlos Chagaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAvaliação Externapor
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectAccountabilitypor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectExternal Evaluationpor
dc.subjectInstitutional Evaluationpor
dc.subjectEvaluación ExternaEvaluación Externpor
dc.subjectEvaluación Institucionalpor
dc.titleAvaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucionalpor
dc.title.alternativeEvaluación externa de las escuelas: lógicas políticas de evaluación institucionalpor
dc.title.alternativeExternal evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5860por
oaire.citationStartPage536por
oaire.citationEndPage566por
oaire.citationIssue74por
oaire.citationVolume30por
dc.identifier.eissn1984-932Xpor
dc.identifier.doi10.18222/eae.v30i74.5860por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEstudos em Avaliação Educacionalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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