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TítuloO tempo da comunidade e o tempo do turismo: notas sobre duas festas
Outro(s) título(s)Time of the community and time of tourism: notes about two festivities
Autor(es)Araújo, Emília Rodrigues
Silva, Márcia
Ribeiro, Rita
Palavras-chaveFesta
Bugiada e Mouriscada de Sobrado
Semana Santa de Braga
Tempo
Sustentabilidade
Comunidade
Festivity
Bugiada e Mouriscada of Sobrado
Semana Santa of Braga
Time
Sustainability
Community
DataDez-2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais
CitaçãoAraújo, E., Silva, M. & Ribeiro, R. (2019). O tempo da comunidade e o tempo do turismo: notas sobre duas festas. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 6(2), 89-107. https://doi.org/10.21814/rlec.2368
Resumo(s)Este artigo explora algumas das principais implicações e desafios que o processo crescente de turistificação das festas de caráter religioso e popular pode representar para as comunidades locais, num momento em que se tornam ofertas turísticas potenciais, com exposição crescente nos mais diversos tipos de média. Em Portugal, celebram-se anualmente muitas festas populares que, sendo de caráter religioso, são expressão do entrecruzamento de elementos diversos, ligados tanto ao tempo sagrado, como ao tempo natural e agrícola e ao tempo profano. Tal como acontece com outros tipos de eventos de caráter popular e religioso, as festas são cada vez mais perspetivadas como potenciais “produtos” turísticos que servem para expor a singularidade das comunidades detentoras e atrair a atenção de visitantes. Neste texto, pretende-se discutir a dificuldade teórica e metodológica de pensar separadamente o tempo da comunidade, do tempo do turismo, atendendo ao caráter identitário que a festa adquire. Este exercício é baseado numa exploração de informação recolhida em trabalhos realizados e em curso acerca de duas festividades que passam, cada uma a seu modo, por estes processos na atualidade: a Bugiada e Mouriscada ou S. João de Sobrado e a Semana Santa em Braga.
This article explores some of the principal implications and challenges that the rising touristification process of religious and popular festivals may have for local communities, at a time when they are becoming potential tourist attractions, with rising exposure in a broad range of media. In Portugal, many popular festivities are annually celebrated that have a religious character and also reflect the intersection of various elements, linked to both the religious calendar, and to natural and agricultural time and to secular time. As with other types of popular and religious events, such festivities are increasingly seen as potential tourism “products” that can reveal the uniqueness of the host communities and attract visitors. In this text, we intend to discuss the theoretical and methodological difficulty of thinking about the festivity separately from the local population that organises and participates in it, and which feels it a core element of local identity. This exercise is based on analysis of information gathered from previous and ongoing research work into two festivities that are each experiencing such processes today, in their own different ways: the festivity of Bugiada e Mouriscada, or S. João de Sobrado, and the Semana Santa (Holy Week) of Braga.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62866
DOI10.21814/rlec.2368
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Versão da editorahttps://rlec.pt/article/view/2368
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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