Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62866

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Emília Rodriguespor
dc.contributor.authorSilva, Márciapor
dc.contributor.authorRibeiro, Ritapor
dc.date.accessioned2020-01-03T18:41:10Z-
dc.date.available2020-01-03T18:41:10Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationAraújo, E., Silva, M. & Ribeiro, R. (2019). O tempo da comunidade e o tempo do turismo: notas sobre duas festas. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 6(2), 89-107. https://doi.org/10.21814/rlec.2368por
dc.identifier.issn2184-0458por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62866-
dc.description.abstractEste artigo explora algumas das principais implicações e desafios que o processo crescente de turistificação das festas de caráter religioso e popular pode representar para as comunidades locais, num momento em que se tornam ofertas turísticas potenciais, com exposição crescente nos mais diversos tipos de média. Em Portugal, celebram-se anualmente muitas festas populares que, sendo de caráter religioso, são expressão do entrecruzamento de elementos diversos, ligados tanto ao tempo sagrado, como ao tempo natural e agrícola e ao tempo profano. Tal como acontece com outros tipos de eventos de caráter popular e religioso, as festas são cada vez mais perspetivadas como potenciais “produtos” turísticos que servem para expor a singularidade das comunidades detentoras e atrair a atenção de visitantes. Neste texto, pretende-se discutir a dificuldade teórica e metodológica de pensar separadamente o tempo da comunidade, do tempo do turismo, atendendo ao caráter identitário que a festa adquire. Este exercício é baseado numa exploração de informação recolhida em trabalhos realizados e em curso acerca de duas festividades que passam, cada uma a seu modo, por estes processos na atualidade: a Bugiada e Mouriscada ou S. João de Sobrado e a Semana Santa em Braga.por
dc.description.abstractThis article explores some of the principal implications and challenges that the rising touristification process of religious and popular festivals may have for local communities, at a time when they are becoming potential tourist attractions, with rising exposure in a broad range of media. In Portugal, many popular festivities are annually celebrated that have a religious character and also reflect the intersection of various elements, linked to both the religious calendar, and to natural and agricultural time and to secular time. As with other types of popular and religious events, such festivities are increasingly seen as potential tourism “products” that can reveal the uniqueness of the host communities and attract visitors. In this text, we intend to discuss the theoretical and methodological difficulty of thinking about the festivity separately from the local population that organises and participates in it, and which feels it a core element of local identity. This exercise is based on analysis of information gathered from previous and ongoing research work into two festivities that are each experiencing such processes today, in their own different ways: the festivity of Bugiada e Mouriscada, or S. João de Sobrado, and the Semana Santa (Holy Week) of Braga.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationPTDC/COM-CSS/31975/2017por
dc.relationUID/CCI/00736/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFestapor
dc.subjectBugiada e Mouriscada de Sobradopor
dc.subjectSemana Santa de Bragapor
dc.subjectTempopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectFestivitypor
dc.subjectBugiada e Mouriscada of Sobradopor
dc.subjectSemana Santa of Bragapor
dc.subjectTimepor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectCommunitypor
dc.titleO tempo da comunidade e o tempo do turismo: notas sobre duas festaspor
dc.title.alternativeTime of the community and time of tourism: notes about two festivitiespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rlec.pt/article/view/2368por
oaire.citationStartPage89por
oaire.citationEndPage107por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume6por
dc.identifier.eissn2183-0886por
dc.identifier.doi10.21814/rlec.2368por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Lusófona de Estudos Culturaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Araujo_Silva_Ribeiro_O-tempo-da-comunidade-e-o-tempo-do-turismo_PT.pdfVersão portuguesa552,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
2019_Araujo_Silva_Ribeiro_Time-of-the-community-and-time-of-tourism_EN.pdfEnglish version498,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID