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https://hdl.handle.net/1822/62584
Título: | A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco |
Autor(es): | Costa, Lurdes Melo, Ana Sofia Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina |
Editor(es): | Viana, Isabel Carvalho Palhares, Lucinda Macedo, Fernanda |
Palavras-chave: | Rastreio Monitorização Modelos multinível Intervenção na leitura |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Costa, L., Melo, A. S., Ribeiro, I., & Viana, F, L. (2019). A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco. In I. Viana, L. Palhares, & F. Macedo (Orgs,), Práticas de flexibilidade curricular em diálogo (pp. 47-54). Braga: Universidade do Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança. |
Resumo(s): | A sinalização atempada de alunos «em risco» e a organização de uma resposta que responda às suas necessidades é uma das exigências que o decreto-lei n.º 54 de 6 de julho de 2018 introduziu. A sinalização no quadro dos modelos multinível faz-se com recurso à aplicação de provas de rastreio e à monitorização das aprendizagens. Esta última visa: identificar falsos positivos (alunos que são sinalizados como estando «em risco», mas que não apresentam essa condição); monitorizar as aprendizagens; avaliar a adequação das medidas adotadas. No início do 1.º ano a identificação de alunos «em risco» é complexa uma vez que o rastreio contempla competências facilitadoras da aprendizagem da leitura. Estes dados permitem caracterizar os padrões de desenvolvimento, relevantes na adequação do processo de ensino, mas não para a sinalização de alunos «em risco». A monitorização sistemática constitui uma abordagem alternativa. A experiência que se relata, descreve os procedimentos usados na monitorização sistemática dos alunos do 1.º ano, os seus contributos para a sinalização dos alunos «em risco» e a elaboração de resposta ajustadas às suas necessidades. A monitorização conduziu à identificação de 21,5% de alunos «em risco», aos quais foi proporcionado apoio. No final do ano letivo mantinham-se «em risco» 4%. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62584 |
ISBN: | 978-972-8952-60-0 |
Versão da editora: | https://www.cffh.pt/?pagina=ver_noticia¬icia=praticas-de-flexibilidade-em-dialogo |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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