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https://hdl.handle.net/1822/62584
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Lurdes | por |
dc.contributor.author | Melo, Ana Sofia | por |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | por |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | por |
dc.contributor.editor | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.contributor.editor | Palhares, Lucinda | por |
dc.contributor.editor | Macedo, Fernanda | por |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T14:57:13Z | - |
dc.date.available | 2019-12-06T14:57:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Costa, L., Melo, A. S., Ribeiro, I., & Viana, F, L. (2019). A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco. In I. Viana, L. Palhares, & F. Macedo (Orgs,), Práticas de flexibilidade curricular em diálogo (pp. 47-54). Braga: Universidade do Minho: Centro de Investigação em Estudos da Criança. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-60-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/62584 | - |
dc.description.abstract | A sinalização atempada de alunos «em risco» e a organização de uma resposta que responda às suas necessidades é uma das exigências que o decreto-lei n.º 54 de 6 de julho de 2018 introduziu. A sinalização no quadro dos modelos multinível faz-se com recurso à aplicação de provas de rastreio e à monitorização das aprendizagens. Esta última visa: identificar falsos positivos (alunos que são sinalizados como estando «em risco», mas que não apresentam essa condição); monitorizar as aprendizagens; avaliar a adequação das medidas adotadas. No início do 1.º ano a identificação de alunos «em risco» é complexa uma vez que o rastreio contempla competências facilitadoras da aprendizagem da leitura. Estes dados permitem caracterizar os padrões de desenvolvimento, relevantes na adequação do processo de ensino, mas não para a sinalização de alunos «em risco». A monitorização sistemática constitui uma abordagem alternativa. A experiência que se relata, descreve os procedimentos usados na monitorização sistemática dos alunos do 1.º ano, os seus contributos para a sinalização dos alunos «em risco» e a elaboração de resposta ajustadas às suas necessidades. A monitorização conduziu à identificação de 21,5% de alunos «em risco», aos quais foi proporcionado apoio. No final do ano letivo mantinham-se «em risco» 4%. | por |
dc.description.sponsorship | Câmara Municipal de Guimarães | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Rastreio | por |
dc.subject | Monitorização | por |
dc.subject | Modelos multinível | por |
dc.subject | Intervenção na leitura | por |
dc.title | A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.cffh.pt/?pagina=ver_noticia¬icia=praticas-de-flexibilidade-em-dialogo | por |
oaire.citationStartPage | 47 | por |
oaire.citationEndPage | 54 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.bookTitle | Práticas de flexibilidade curricular em diálogo | por |
oaire.citationEdition | 1 | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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