Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61590

TítuloEstudo sobre a divulgação da cultura chinesa em Portugal: o caso do Instituto Confúcio da Universidade do Minho
Autor(es)Da Gu
Orientador(es)Lam, Sun
Palavras-chaveCultura chinesa
Portugal
Instituto Confúcio
Divulgação cultural
Estereótipos
Chinese culture
Confucius Institute
Cultural divulgation
Esterotypes
中国文化
葡萄牙
孔子学院
文化传播
刻板印象
Data2019
Resumo(s)Desde a criação do primeiro Instituto Confúcio, em 2004, o projeto espalhou-se a 146 países e regiões até ao final de 2017. Os Institutos têm trabalhado para dar a conhecer e aumentar a influência das cultura e língua milenares chinesas. Contudo, contextos nacionais diversos significam audiências com diferentes traços psicológicos e necessidades culturais. Estas diferenças podem ditar a estratégia e o desenvolvimento futuro da divulgação cultural chinesa, mas o tema ainda não suscitou particular interesse por parte de círculos académicos relevantes. O presente trabalho começa por analisar brevemente a origem dos estereótipos sobre os chineses na sociedade portuguesa e introduz o modelo de divulgação cultural do Instituto Confúcio Central, num contexto intercultural. Descritas as atividades desenvolvidas pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho nos últimos cinco anos, analisa-se o efeito da divulgação em diferentes níveis de cultura, nomeadamente elementos de origem material e comportamental. A iniciativa de um inquérito permitiu listar as atividades mais atrativas para os participantes e deixar algumas sugestões pertinentes para melhorar a eficácia e alcance do conjunto de atividades culturais organizadas pelo Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
Since the establishment of the world's first Confucius Institute in 2004, the programme has spread to 146 countries and regions by the end of 2017. The Confucius Institutes have worked to raise awareness and increase the influence of this millennial culture and language, over those years. However, diverse national contexts introduce audiences with different psychological traits and cultural needs. These differences may influence the strategy and future development of Chinese cultural dissemination, but the theme has not yet attracted particular interest from relevant academic circles. The present investigation begins by introducing Chinese culture in an intercultural context, briefly examines the origin of stereotypes about the Chinese, and introduces the cultural dissemination model of the Confucius Institute. After describing the activities developed by the Confucius Institute of the University of Minho in the last five years, the author analyzes the effect of dissemination on different levels of culture, namely the acceptance of elements of material and behavioral culture. The application of inquiry allows to know the most attractive activities for the participants and to leave some pertinent suggestions to improve the effectiveness and scope of the set of cultural activities organized by the Confucius Institute of the University of Minho.
从 2004年全球第一家孔子学院创办开始,截至 2017年底,孔子学院已经遍布 146个 国家和地区。孔子学院一直致力于提高所在国民众对中国文化的了解,增强这种拥有 千年文化的中文的影响力。然而,不同文化背景下的传播受众必然有不同的心理特质 和文化需求,这些差异可能影响文化的传播策略和未来的发展,但目前学界对这方面 的研究还较少。本研究首先在跨文化背景下探究葡萄牙人对于中国人刻板印象的源头 与现状,进而考察孔子学院的文化传播模式。在描述了过去五年米尼奥大学孔子学院 开展的活动之后,作者分析了不同文化层次的传播效果,即对物质文化和行为文化的 接受程度进行分析。这项调查了解到了最受参与者喜爱的活动并收集了相关的建议, 以期提高米尼奥大学孔子学院组织的文化活动的影响力。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61590
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da Gu.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID