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https://hdl.handle.net/1822/61531
Título: | Fatores de adaptação na transição universidade - emprego nos contextos português e brasileiro |
Outro(s) título(s): | Adaptation factors at university - employment transition in portuguese and brazilian contexts |
Autor(es): | Soares, Joana Antunes Guimarães |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Adaptação à carreira Contexto cultural Ensino superior Sexo Transição universidade - emprego Career adaptation Cultural context Higher education Sex University - job transition |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O modelo de adaptação à carreira constitui um quadro de referência explicativo do processo de transição
para o mercado de emprego de universitários. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é testar a invariância
desse modelo estrutural, tendo em conta o sexo e o contexto cultural de origem dos indivíduos.
Participaram 638 estudantes universitários com idades entre os 18 e os 56 anos (M = 23.78, DP =
20.33), sendo a maioria mulheres (n = 440, 69.0%). No total, 216 (33.9%) participantes encontravamse
a estudar em Portugal e 422 (66.1%) no Brasil. Foi utilizada a Escala sobre Adaptabilidade para medir
os recursos adaptativos, a Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários para medir as
respostas adaptativas e a Escala de Empregabilidade Percebida para medir os resultados adaptativos.
Os resultados da análise de caminhos apontam para a invariância do modelo estrutural apenas entre
contextos culturais, verificando-se relações estatisticamente significativas entre as dimensões. Tal
permite concluir que o processo de transição universidade-emprego, em Portugal e no Brasil, pode ser
apoiado através de intervenções de carreira promotoras de competências de adaptabilidade. Contudo, a
ausência de invariância do modelo estrutural para o sexo requer que investigações e intervenções futuras
acautelem esse fator. Career adaptation model constitutes an explanatory frame of reference for job transition process within college students. In this scope, the objective of this study is to analyze structural model invariance, considering sex and individuals’ cultural context of origin. Participated 638 college students with ages between 18 and 56 years old (M = 23.78, DP = 20.33), being a majority of women (n = 440, 69.0%). In total, 216 (33.9%) participants were studying in Portugal and 422 (66.1%) in Brazil. Career Adapt-Abilities Scale was used to assess adaptative resources, the College Student Career Development Scale was used to assess adaptative responses and the Perceived Employability Scale was used to assess adaptative results. Path analysis results indicate structural model invariance only between cultural context, being verified significant relations between model dimensions. This allows to conclude that, universityemployment transition in Portugal and Brazil, could be supported by career interventions promoting adaptability skills. However, lack of structural model invariance for sex, requires that future investigations and interventions beware this factor. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61531 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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