Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61176
Título: | Conhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus |
Autor(es): | Silva, Bento Duarte Lencastre, José Alberto Bento, Marco Osório, António José |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Jogos Gamificação Jogos educativos Jogos digitais Práticas Pedagógicas com Jogos |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Silva, B., Lencastre, J. A., Bento, M. & Osório, A. J. (2019). Conhecimentos e Experiências dos Professores sobre Aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação: estudo em três países europeus. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 17-31). Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência. |
Resumo(s): | O presente texto procura identificar o conhecimento de professores da escolari- dade inicial de três países (Portugal, Itália e Polónia), envolvidos no projeto “Games2Learn & Gamification2Engage”, sobre os conceitos de Game-Based Learning e Gamification, o que sabem acerca da utilização de cenários de inovação pedagógica com jogos digitais, bem como diagnosticar o posicionamento profissional em relação ao uso pedagógico. Para atin- gir esse objetivo, usamos o levantamento como técnica de recolha de dados, através da ela- boração e distribuição de um questionário a 15 professores participantes do projeto. Os resultados mostram que a maioria dos professores participantes no estudo tem hábitos de usar o jogo nos tempos livres e todos os professores consideram que os jogos devem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem. Consideram, ainda, que o uso dos jogos tem bastantes benefícios para a aprendizagem, seja pelo envolvimento e motivação dos alu- nos nas atividades escolares, seja para ajudar os professores a conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto curricular. Sobre a diferenciação entre as metodologias de uso dos jogos, no que respeita aos conceitos de “Aprendizagem Baseada em Jogo” e “Gamificação”, verificou-se que existe um número considerável de professores que não consegue estabelecer qualquer diferenciação ou especificação de cada uma das pedagogias. Assim, este deverá ser um aspeto a clarificar pela equipa de formação no de- curso do projeto. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61176 |
ISBN: | 978-989-97374-8-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Silva _Lencastre_Bento_Osorio_Challenges2019.pdf | 387,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |