Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61176
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.contributor.author | Bento, Marco | por |
dc.contributor.author | Osório, António José | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T13:10:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08T13:10:19Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Silva, B., Lencastre, J. A., Bento, M. & Osório, A. J. (2019). Conhecimentos e Experiências dos Professores sobre Aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação: estudo em três países europeus. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 17-31). Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97374-8-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61176 | - |
dc.description.abstract | O presente texto procura identificar o conhecimento de professores da escolari- dade inicial de três países (Portugal, Itália e Polónia), envolvidos no projeto “Games2Learn & Gamification2Engage”, sobre os conceitos de Game-Based Learning e Gamification, o que sabem acerca da utilização de cenários de inovação pedagógica com jogos digitais, bem como diagnosticar o posicionamento profissional em relação ao uso pedagógico. Para atin- gir esse objetivo, usamos o levantamento como técnica de recolha de dados, através da ela- boração e distribuição de um questionário a 15 professores participantes do projeto. Os resultados mostram que a maioria dos professores participantes no estudo tem hábitos de usar o jogo nos tempos livres e todos os professores consideram que os jogos devem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem. Consideram, ainda, que o uso dos jogos tem bastantes benefícios para a aprendizagem, seja pelo envolvimento e motivação dos alu- nos nas atividades escolares, seja para ajudar os professores a conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto curricular. Sobre a diferenciação entre as metodologias de uso dos jogos, no que respeita aos conceitos de “Aprendizagem Baseada em Jogo” e “Gamificação”, verificou-se que existe um número considerável de professores que não consegue estabelecer qualquer diferenciação ou especificação de cada uma das pedagogias. Assim, este deverá ser um aspeto a clarificar pela equipa de formação no de- curso do projeto. | por |
dc.description.sponsorship | A investigação conducente a estes resultados recebeu financiamento da Comunidade Europeia através do programa ERASMUS+ ao abrigo do contrato n.o 2017-1- PT01-KA201-035921 «Games 2 Learn & Gamification 2 Engage». | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Jogos | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Práticas Pedagógicas com Jogos | por |
dc.title | Conhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 13 - 15 mai. 2019 | por |
sdum.event.title | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 17 | por |
oaire.citationEndPage | 31 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_Silva _Lencastre_Bento_Osorio_Challenges2019.pdf | 387,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |