Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61062

TítuloO lugar do texto literário não contemporâneo na aula de português
Autor(es)Ramon, Micaela
Lemos, Aida
Palavras-chaveLearning
Cognitive Development
Literary Text
Data2005
EditoraUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
RevistaLínguas & Letras
CitaçãoRamon, Micaela; Lemos, Ainda (2005); «O Lugar do Texto Literário Não-Contemporâneo na Aula de Português» in Línguas & Letras, Volume 6, Número 10, Brasil – Cascavel: UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pp. 195-203
Resumo(s)As práticas de leccionação da língua portuguesa no ensino básico e secundário, após a instauração da democracia em Portugal, têm-se pautado pela inexistência quer de um paradigma, quer de um método aceites pela generalidade dos diferentes agentes educativos. Em consequência disso, foi possível assistir, nestes últimos trinta anos, à substituição de um paradigma tradicional, centrado no texto literário e na gramática normativa, por um outro que, na ânsia de fazer depender o estudo da língua da sua utilidade prática, se revela muitas vezes redundante relativamente às experiências linguísticas quotidianas dos estudantes, não contribuindo dessa forma para promover o seu desenvolvimento. Neste artigo, procura-se demonstrar que o binómio aprendizagem/grau de desenvolvimento intelectual se funda numa relação de mútua implicação e não de subordinação da primeira ao segundo. Cumulativamente, defende-se a idéia de que, sendo os textos literários objectos nos quais as potencialidades cognitivas, expressivas e comunicativas de uma língua se encontram maximamente exploradas, eles se impõem como altamente produtivos em contexto de ensino-aprendizagem, quer pelas competências que permitem desenvolver, quer pelos conteúdos que se prestam a abordar, quer ainda pela própria diversidade de estratégias linguísticas que mobilizam.
The practices of teaching the Portuguese language in the: primary and secondary, after the implementation of democracy in Portugal, has been marked by the inexistence of a paradigm, or a method accepted by the general educative agents. As a consequence of this, it is possible to see that in these last thirty years, there has been the substitution of a traditional paradigm, which was centred on the literary text and grammar usage, for another paradigm, which was expected to make the study of the language practical, and relative to the linguistic experiences of the pupil, thus contributing to promote their development. In this article, we hope, and search, to demonstrate that the byname learning/level of intellectual development is founded on an implied mutual relation, and not a subjugation of the first on the second. Therefore, we defend the idea that, the literary texts being objective as to their cognitive, expressive, and communicative potentials, and thus explored to its maximum, are considered, and focused as being, highly productive in the teaching/learning context. Its productivity is due to the competencies that it permits to be developed, both by its contents, and also by its own diversity of linguistic strategies that it mobilises.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61062
ISSN1517-7238
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Lugar do Texto Literario Nao-Contemporaneo na Aula de Portugues.pdf76,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID