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dc.contributor.authorRamon, Micaelapor
dc.contributor.authorLemos, Aidapor
dc.date.accessioned2019-07-29T08:27:10Z-
dc.date.available2019-07-29T08:27:10Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationRamon, Micaela; Lemos, Ainda (2005); «O Lugar do Texto Literário Não-Contemporâneo na Aula de Português» in Línguas & Letras, Volume 6, Número 10, Brasil – Cascavel: UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pp. 195-203por
dc.identifier.issn1517-7238por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61062-
dc.description.abstractAs práticas de leccionação da língua portuguesa no ensino básico e secundário, após a instauração da democracia em Portugal, têm-se pautado pela inexistência quer de um paradigma, quer de um método aceites pela generalidade dos diferentes agentes educativos. Em consequência disso, foi possível assistir, nestes últimos trinta anos, à substituição de um paradigma tradicional, centrado no texto literário e na gramática normativa, por um outro que, na ânsia de fazer depender o estudo da língua da sua utilidade prática, se revela muitas vezes redundante relativamente às experiências linguísticas quotidianas dos estudantes, não contribuindo dessa forma para promover o seu desenvolvimento. Neste artigo, procura-se demonstrar que o binómio aprendizagem/grau de desenvolvimento intelectual se funda numa relação de mútua implicação e não de subordinação da primeira ao segundo. Cumulativamente, defende-se a idéia de que, sendo os textos literários objectos nos quais as potencialidades cognitivas, expressivas e comunicativas de uma língua se encontram maximamente exploradas, eles se impõem como altamente produtivos em contexto de ensino-aprendizagem, quer pelas competências que permitem desenvolver, quer pelos conteúdos que se prestam a abordar, quer ainda pela própria diversidade de estratégias linguísticas que mobilizam.por
dc.description.abstractThe practices of teaching the Portuguese language in the: primary and secondary, after the implementation of democracy in Portugal, has been marked by the inexistence of a paradigm, or a method accepted by the general educative agents. As a consequence of this, it is possible to see that in these last thirty years, there has been the substitution of a traditional paradigm, which was centred on the literary text and grammar usage, for another paradigm, which was expected to make the study of the language practical, and relative to the linguistic experiences of the pupil, thus contributing to promote their development. In this article, we hope, and search, to demonstrate that the byname learning/level of intellectual development is founded on an implied mutual relation, and not a subjugation of the first on the second. Therefore, we defend the idea that, the literary texts being objective as to their cognitive, expressive, and communicative potentials, and thus explored to its maximum, are considered, and focused as being, highly productive in the teaching/learning context. Its productivity is due to the competencies that it permits to be developed, both by its contents, and also by its own diversity of linguistic strategies that it mobilises.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectCognitive Developmentpor
dc.subjectLiterary Textpor
dc.titleO lugar do texto literário não contemporâneo na aula de portuguêspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage195por
oaire.citationEndPage203por
oaire.citationIssue10por
oaire.citationVolume6por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalLínguas & Letraspor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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