Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59564
Título: | A relevância dos fatores culturais no processo de adaptação académica de estudantes chineses em Portugal: um estudo de caso na Universidade do Minho |
Autor(es): | Cui Zhe |
Orientador(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Estudantes chineses em Portugal Adaptação intercultural Choque cultural Adaptação académica Chinese students in Portugal Intercultural adaptation Cultural shock Academic adaptation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Com o crescimento do poder económico da China, especialmente na sequência da implementação da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota' a cooperação entre este país asiático e os países de língua portuguesa tem crescido exponencialmente. Essa situação tem originado uma grande procura de profissionais de língua portuguesa, razão pela qual cada vez mais alunos chineses escolhem Portugal para estudar. Todavia, no percurso de aprendizagem no estrangeiro, muitos estudantes encontram dificuldades quer na sua adaptação às condições de vida do país de acolhimento, quer ao ambiente de estudo.
Nesta dissertação analisam-se as condições de adaptação dos alunos chineses na Universidade do Minho, realçando-se os problemas que enfrentam, mas também os efeitos positivos de adaptação, tanto em termos académicos, como pessoais. É propósito deste trabalho oferecer informações e sugestões que possam ser pertinentes para futuros emigrantes-estudantes chineses em mobilidade na Universidade do Minho. Along with the economic growth of China, especially following the implementation of the "One belt and road initiative", the cooperation between this Asian country and the Portuguese-speaking countries is growing rather rapidly. This context has generated a large demand for Portuguese-speaking professionals, therefore, more and more Chinese students choose Portugal as their abroad study destination. But in this process, a lot of students find it difficult to adapt to the living conditions of the host country, and fail to adapt to the study environment as well. This essay analyzes the adaptation conditions of Chinese students at University of Minho, focusing on the problems they face and the positive effects of adaptation, not only academically, but also personally. The purpose of this work is to provide some information and suggestions that may be relevant to those future Chinese migrant students accommodated at the University of Minho. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial (área de especialização em Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59564 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese da Gilda.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |