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https://hdl.handle.net/1822/59355
Título: | A importância da atividade lúdica na escola: da perspectiva dos professores à realidade vivida |
Autor(es): | Condessa, Isabel Pereira, Vânia Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Atividade lúdicas formação de professores Escola Crianças |
Data: | 2019 |
Citação: | Condessa, I., Pereira, V., Pereira, B. (2019). A importância da atividade lúdica na escola. Da perspectiva dos professores à realidade vivida. In Trevisol, M. T. C., Feldkercher, N., Pensin, D. P. Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino (pp.225-248), Campinas, São Paulo: Mercado das Letras. |
Resumo(s): | Com o aumento da escolaridade obeigatória e com a tendência para a adolescência se estender até mais tarde, deve-se intervir desde muito cedo, integrando pedagogicamente as atividades lúdicas. Nas várias teorias ligadas ao valor do brincar e jogar na infância, associa-se a necessidade de brincar a benefícios de vários fatores, nomeadamente ao controle de energia, das emoções, ao aumento de interesse pela atividade e aquisição de diversas habilidades. Entretanto, os professores ao longo de sua formação, precisam acompanhar as mudanças que a educação requer para se ajustar aos desafios da sociedade, a modo de responder às necessidades dos alunos. Este estudo teve como objetico principal percepber a perspectiva de professores, de diferentes áreas de ensino, sobre o valor que atribuem à atividade lúdica na vida da criança e do jovem e como a sua maior valorização se reflete, ou não, nas suas práticas de ensino na escola. Trata-se de um estudo exploratório de metodologia quantitativa e qualitativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário elaborado para aoplicação em docentes, organizado em três partes: a) caracterização: dados pessoais e profissionais; b)perspectivas: importância do papel do brincar e jogo em sala de aula, enquanto ferramenta de aprendizagem e promoção do jogo na escola. Este inquérito por questionário envolveu questões a) fechadas, recorrendo a valores dicotômicos (sim,não) e a escala Likert (sem opinião, não concordo, concordo, concordo bastante; nível de importância: nada, pouco importante, importante, muito importante e questões b)abertas para testemunhos e justificativas de suas perspectivas. Os resultados apontam para maioria do sexo feminino (83,1%),na faixa etária entre 36 e 55 anos (75,4%) e com maior prevalência no primeiro ciclo. De uma forma geral, se por um lado é verdade que a atividade lúdica, nas suas múltiplas vertentes, é bem considerada por muito profissionais da educação, neste estudos registámos ainda algumas diferenças nas perspectivas e práticas dos inquiridos quanto ao potencial do jogo enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do processo ensino-aprendizagem. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59355 |
ISBN: | 978-85-7591-531-8 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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