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https://hdl.handle.net/1822/58817
Título: | Tecnologia de impressão 3D aplicada a suportes de calçado como ferramenta do merchandising visual |
Autor(es): | Rosa, Lívia Araújo |
Orientador(es): | Abreu, Maria José Carvalho, Helder |
Palavras-chave: | Protótipos Impressão tridimensional Merchandising visual Suportes de calçados Ponto de venda Prototypes Three-dimensional printing Visual merchandising Shoe supports Point of sale |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Esta dissertação se iniciou com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de adquirir conceitos sobre os
temas relacionados ao Marketing Estratégico, com ênfase no Merchandising Visual nos pontos de venda,
abordando o comportamento do consumidor, a tecnologia aplicada aos suportes existentes no ponto de
venda, a manufatura aditiva e, especificamente, a impressão tridimensional com o uso da técnica de
modelagem por deposição de material fundido.
Este projecto consiste no desenvolvimento de protótipos de suportes para calçado obtidos com
tecnologia de impressão 3D, a serem utilizados nos pontos de venda de lojas conceito. A aplicação destes
suportes consiste no uso de ferramentas que agreguem novas tecnologias disponíveis como alternativas
para os métodos tradicionais de produção. Este estudo abordou as tarefas envolvidas para o design e
impressão tridimensional tendo como base o uso de matéria-prima proveniente de fontes renováveis,
que pode ser reciclado e é um material biodegradável. Foram realizados testes para identificar as
melhores condições de uso dos materiais de impressão e certificar a qualidade mecânica dos produtos
finais.
Em conclusão, o objetivo principal desta pesquisa é destacar a importância da aplicação de novas
tecnologias que sejam capazes de corresponder a uma forma de fabrico, que necessite menos
investimento inicial, que possa explorar as diversas possibilidades de design, por meio de produtos que
consumam menos recursos, contribuindo com o ambiente e aumentando a eficácia do merchandising
visual no ponto de venda. Como resultado, foi possível produzir expositores resistentes para o suporte de
calçados, capazes de destacar os produtos. Foi utilizado material proveniente de fontes renováveis, que
pode ser reciclado e que também é biodegradável, características que vão de encontro aos valores de
sustentabilidade condizentes aos valores de marcas conceituais. Devido ao método de design adotado
foi possível reduzir a quantidade de material necessário e consequentemente diminuir o custo de
produção, apresentando um expositor a com bom custo benefício. This dissertation began with the bibliographical research, with the objective of acquiring concepts on topics related to strategic marketing, with emphasis on visual merchandising at the point of sale, on consumer behaviour, technology applied to shoe supports in shops, additive manufacturing specifically the three-dimensional impression using the technique of modelling by fused deposition material. This project aims on developing the three-dimensional prototypes of shoe supports which are used in concept stores. Their application consists in the use of tools that add new technologies available as alternatives to traditional methods of production. This study deals with the task involved in design and three-dimensional printing in which the base material was selected due to the advantages such as been recyclable and biodegradable as well as originated from renewable natural sources. The mechanical tests have been performed to assess the strength of final 3-D printed prototypes. Regarding the good mechanical properties and low production costs, the optimum sample was selected. The principal objective of this work is to highlight the importance of the application of new technologies to be able to correspond to a form of production that requires less initial investment. This brings design possibilities through products that consume less resources, contributing to the environment, and to increase the effectiveness of visual merchandising at the point of sale. As a result, was possible to produce resistant enough display stands for footwear, capable of highlighting products. The material used originates from renewable sources which can be recycled and it’s also biodegradable, characteristics that meet the values of sustainability consistent with the values of concept shops. Due to the adopted design method it was possible to reduce the amount of material needed and consequently to reduce the cost of production by presenting a support with a good cost benefit. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58817 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
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