Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58334
Título: | A aula como viagem: o património local no ensino das ciências musicais |
Outro(s) título(s): | The lesson as a journey: local heritage in the teaching of musical sciences |
Autor(es): | Zão, Joel Luís Vilarinho de Barros |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Ciências Musicais Património local Contextualização do currículo Plano de aula Criatividade Musical Sciences Local heritage Curriculum Contextualization Lesson plan Creativity |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido durante o Estágio Profissional realizado
no Conservatório de Música de Vila do Conde, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho. Intitulado A aula como viagem: o património local no ensino das ciências
musicais, este ensaia, através de criativos itinerários de aula, novos rumos para o ensino das
ciências musicais.
A intervenção pedagógica, sob o desígnio de um ensino das ciências musicais mais
contextualizado e significativo para os alunos, com apelo à sensibilidade estética, à criatividade e
à reflexão, partiu do património local para a idealização de uma aula como viagem e foi realizada
em duas turmas do curso secundário de música (10.º e 11.º ano) de História da Cultura e das
Artes e em cinco turmas do curso básico de música (2.º e 3.º ciclo) de Formação Musical.
Tomando por base o caracter eclético das ciências musicais, este projeto defende, com um
sentido integrador, o papel e o lugar da herança patrimonial local no currículo das ciências
musicais, em particular no contexto da aula de História e Cultura das Artes (História da Música)
e Formação Musical, bem como na construção de um cidadão com uma maior predisposição
cultural.
Através de uma metodologia enquadrada nos princípios da investigação-ação, desenvolvemos a
nossa intervenção construindo e implementando planos de aula que visem a contextualização do
currículo das ciências musicais através da educação patrimonial. Os dados foram recolhidos
através da análise documental, da observação direta das aulas e do contexto escolar e do
inquérito por questionário destinado a um grupo de alunos. A análise dos dados obtidos provou
que os alunos valorizaram o itinerário da aula como viagem, os recursos utilizados, a ampliação
dos conhecimentos musicais e a articulação dos conteúdos programáticos ao conhecimento das
manifestações culturais e artísticas e do património local. This report showcases the work developed during the Professional Internship held at Vila do Conde’s Conservatory of Music, as a part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho. Entitled The Lesson as a Journey: Local Heritage in the Teaching of Musical Sciences, this project explores, through creative lesson itineraries, new directions for the teaching of musical sciences. The pedagogical intervention, based on more contextualized and meaningful teaching methodologies for the students, with an appeal to aesthetic sensibility, creativity and reflection, started from local heritage and the idealization of a school lesson as a journey. It was carried out in two (10th and 11th grades) classes from History of Culture and Arts and also in five groups from the basic music course (2nd and 3rd cycles) of Music Theory. Based on the eclectic character of the musical sciences, this project intends to bring forth the role and place of the local heritage in the curriculum of musical sciences, in particular within the context of the History and Culture of Arts class (History of Music) and Music Theory, as well as in the making of citizens with a greater cultural predisposition. Through a methodology based on the principles of action-research, we have developed our intervention by constructing and implementing lesson plans that aim to contextualize the curriculum of musical sciences through heritage education. Data were collected through document analysis, direct observation of the classes and the school context, and a questionnaire survey for a group of students. The analysis of the obtained data proved that the students valued the itinerary of the lesson as a journey, the resources used, the amplification of musical knowledge and the articulation of the programmatic contents to the knowledge of the cultural and artistic manifestations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58334 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joel Luís Vilarinho de Barros Zão.pdf | 45,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |