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https://hdl.handle.net/1822/57784
Título: | A construção da autonomia curricular do professor: um estudo exploratório |
Autor(es): | Campos, Cristiane Maria da Silva |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Currículo Gestão flexível e integrada Autonomia curricular Curriculum Flexible and integrated management Curricular autonomy |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente estudo, intitulado A construção da autonomia curricular do professor: um estudo
exploratório, tem por finalidade identificar as conceções da autonomia curricular dos
professores da Escola da Ponte, regida por um Contrato de Autonomia.
A recolha de dados realizou-se através de entrevistas, da análise documental e das
observações das dinâmicas da escola. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, serviu
de base a um estudo exploratório de âmbito descritivo. Esse estudo proporcionou-nos uma
compreensão mais profunda dos desafios, conflitos e perspetivas que os professores
vivenciam na Escola da Ponte.
Apesar de referenciarem a Escola da Ponte como uma escola Inovadora e com resultados
relevantes de sucesso escolar, os professores entrevistados ainda se sentem um pouco
limitados pelo peso do Currículo Nacional, ainda demasiado extenso.
O estudo permitiu-nos um olhar mais focado nos alunos e nas suas diversidades. Além disso,
ajudou-nos a compreender que as instituições de ensino público não devem limitar-se aos
rankings da avaliação externa das escolas e dos alunos, devendo, por isso, envolver-se na
construção de uma efetiva gestão integrada e flexível do currículo. This study, entitled The construction of teacher curriculum autonomy: an exploratory study, aims to identify the concepts of curricular autonomy of the School of Bridge teachers, governed by a Contract of Autonomy. Data collection was carried out through interviews, documentary analysis and observations of the dynamics of the school. The methodology used, of a qualitative nature, served as the basis for an exploratory study with a descriptive scope. This study has provided us with a deeper understanding of the challenges, conflicts, and perspectives that teachers experience at Ponte School. Although they refer to the School of Bridge as an Innovative school and with relevant results of school success, the teachers interviewed still feel somewhat limited by the weight of the National Curriculum, still too extensive. The study allowed us to look more closely at students and their diversity. In addition, it has helped us to understand that public education institutions should not be limited to the rankings of external evaluation of schools and students and should therefore be involved in building effective and flexible integrated curriculum management. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57784 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cristiana Maria da Silva Campos.pdf Acesso restrito! | 6,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |