Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57482
Título: | A Sociologia da Infância portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância |
Outro(s) título(s): | The Portuguese Sociology of Childhood and its contribution to the international field of social studies of childhood |
Autor(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Sociologia da Infância Normatividade Sociologia crítica Sociology of Childhood Normativity Critical Sociology |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
Revista: | Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar |
Citação: | Sarmento, Manuel Jacinto (2018). A Sociologia da Infancia portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância. Contemporânea, v. 8, n. 2 p. 385-405. |
Resumo(s): | A Sociologia da Infância em Portugal desenvolveu-se, há cerca de vinte
anos, por autonomização da investigação face às sociologias da educação, da comunicação
e da família, através da definição de um objeto próprio: as crianças,
enquanto seres sociais, e a infância, enquanto categoria social de tipo geracional.
Desde cedo procurou estabelecer o diálogo com as sociologias da infância
de expressão anglófona e francófona e estabeleceu sólidos vínculos com a
investigação multidisciplinar da infância nos países de expressão portuguesa,
e, em especial, no Brasil. A forte vinculação com as realidades das crianças portuguesas
tem vindo a contribuir para que a sociologia da infância esteja aberta
aos processos de pluralização da construção social da infância, à crítica aos processos
de opressão das crianças e às consequências das desigualdades sociais na
infância, e à assunção de uma dimensão de intervenção social e política transformadora
das condições de vida das crianças. The Sociology of Childhood in Portugal is developed, twenty years ago, by the autonomization of research from sociology of education, sociology of media and sociology the family. It is constituted by the adoption of an object of its own: children, as social beings, and childhood, as a social category of generational type. From its begin, it sought to establish a dialogue with English-speaking and Francophone-speaking childhood sociologies and established strong links with multidisciplinary childhood research in Portuguese-speaking countries, especially in Brazil. The strong connection with the realities of Portuguese childhood has contributed to the Portuguese sociology of childhood research the processes of pluralization of childhood normativity, to criticism of the processes of oppression of children and to the consequences of social inequalities in childhood. The Portuguese sociology of childhood is embedded on social intervention and political transformation of the living conditions of children. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57482 |
DOI: | 10.4322/2316-1329.065 |
ISSN: | 2316-1329 |
Versão da editora: | http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/669 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarmento 2018 SI portuguesa e contributo para os ESI.pdf | 345,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |