Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57482

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Manuel Jacintopor
dc.date.accessioned2018-12-27T15:01:00Z-
dc.date.available2018-12-27T15:01:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSarmento, Manuel Jacinto (2018). A Sociologia da Infancia portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infância. Contemporânea, v. 8, n. 2 p. 385-405.por
dc.identifier.issn2316-1329-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57482-
dc.description.abstractA Sociologia da Infância em Portugal desenvolveu-se, há cerca de vinte anos, por autonomização da investigação face às sociologias da educação, da comunicação e da família, através da definição de um objeto próprio: as crianças, enquanto seres sociais, e a infância, enquanto categoria social de tipo geracional. Desde cedo procurou estabelecer o diálogo com as sociologias da infância de expressão anglófona e francófona e estabeleceu sólidos vínculos com a investigação multidisciplinar da infância nos países de expressão portuguesa, e, em especial, no Brasil. A forte vinculação com as realidades das crianças portuguesas tem vindo a contribuir para que a sociologia da infância esteja aberta aos processos de pluralização da construção social da infância, à crítica aos processos de opressão das crianças e às consequências das desigualdades sociais na infância, e à assunção de uma dimensão de intervenção social e política transformadora das condições de vida das crianças.por
dc.description.abstractThe Sociology of Childhood in Portugal is developed, twenty years ago, by the autonomization of research from sociology of education, sociology of media and sociology the family. It is constituted by the adoption of an object of its own: children, as social beings, and childhood, as a social category of generational type. From its begin, it sought to establish a dialogue with English-speaking and Francophone-speaking childhood sociologies and established strong links with multidisciplinary childhood research in Portuguese-speaking countries, especially in Brazil. The strong connection with the realities of Portuguese childhood has contributed to the Portuguese sociology of childhood research the processes of pluralization of childhood normativity, to criticism of the processes of oppression of children and to the consequences of social inequalities in childhood. The Portuguese sociology of childhood is embedded on social intervention and political transformation of the living conditions of children.por
dc.description.sponsorshipFinancial Support by CIEC (Research Centre on Child Studies, IE, UMinho; FCT R&D unit 317, Portugal) by the Strategic Project UID/CED/00317/2013, with financial support of National Funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) and co-financed by European Regional Development Funds (FEDER) through the Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) with the reference POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da Infânciapor
dc.subjectNormatividadepor
dc.subjectSociologia críticapor
dc.subjectSociology of Childhoodpor
dc.subjectNormativitypor
dc.subjectCritical Sociologypor
dc.titleA Sociologia da Infância portuguesa e o seu contributo para o campo dos estudos sociais da infânciapor
dc.title.alternativeThe Portuguese Sociology of Childhood and its contribution to the international field of social studies of childhoodpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/669por
oaire.citationStartPage385por
oaire.citationEndPage405por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceSão Carlos (Brasil)por
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.doi10.4322/2316-1329.065por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalContemporânea - Revista de Sociologia da UFSCarpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarmento 2018 SI portuguesa e contributo para os ESI.pdf345,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID