Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57378

TítuloEstratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche
Autor(es)Sá, Adriana Marina Salgueiro de
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveDesenvolvimento sócio-emocional
Conhecimento de si próprio
Interações e relações
Socio-emotional development
Self-knowledge
Interactions and relationships
Data2017
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Sustentado na abordagem de Investigação-Ação, este relatório expõe uma intervenção pedagógica ao nível do desenvolvimento social e emocional em contexto de creche. Esta temática surgiu de observações cuidadas e reflexivas, bem como da compreensão do contexto. Assim sendo, a identificação desta necessidade deu lugar ao projeto “Conhecer-me, respeitar e compreender os outros a brincar. Vamos brincar?”. Este relatório apresenta conteúdos teóricos essenciais para a compreensão da temática, reconhecendo a importância do conhecimento de si próprio e das interações e relações de confiança para favorecer o desenvolvimento sócio-emocional. As estratégias pedagógicas tiveram como suporte o modelo curricular High/Scope. Estas passaram pela criação de oportunidades de interações em grande, pequeno grupo e pares para assim favorecer o reconhecimento das emoções e proporcionar novas explorações no espaço exterior e apoiar a relação entre a família e a instituição. São ainda apresentadas os progressos das crianças, no que concerne à relação com os pares, à participação na comunicação dar-e-receber e por fim ao reconhecimento das emoções. Em virtude disso, são espelhadas mudanças significativas nas interações das crianças.
This report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice, Master's Degree in Pre-School Education, University of Minho. Sustained by a research-action approach, this report exposes a pedagogical intervention in a social and emotional development level in a day care context. This theme arose from careful and reflexive observations, as well as an understanding of the context in which it fits. Thus, the identification of this urgency led to the creation of the project "Get to know me, respect and understand others when playing. Let's play?". This report explores the essential theoretical contents for an understanding of the subject, the recognition of the importance of self-knowledge and human interactions as well as the importance of trust to encourage socio-emotional development. Pedagogical strategies were based in the High / Scope curriculum model. These strategies created opportunities for interaction in large and small groups as well as in pairs, to promote emotions’ recognition and provide new ways of environment exploration for children while encouraging the familyinstitution relationship. They are still presented the progresses of the children, in which concern to the relation with the pais, to the participation in the communication give-and-receive and at last to the recognition of the emotions. In virtue of this, are reflected significant changes in the interactions of the children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57378
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID