Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57378

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorSá, Adriana Marina Salgueiro depor
dc.date.accessioned2018-12-18T11:37:59Z-
dc.date.available2018-12-18T11:37:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57378-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Sustentado na abordagem de Investigação-Ação, este relatório expõe uma intervenção pedagógica ao nível do desenvolvimento social e emocional em contexto de creche. Esta temática surgiu de observações cuidadas e reflexivas, bem como da compreensão do contexto. Assim sendo, a identificação desta necessidade deu lugar ao projeto “Conhecer-me, respeitar e compreender os outros a brincar. Vamos brincar?”. Este relatório apresenta conteúdos teóricos essenciais para a compreensão da temática, reconhecendo a importância do conhecimento de si próprio e das interações e relações de confiança para favorecer o desenvolvimento sócio-emocional. As estratégias pedagógicas tiveram como suporte o modelo curricular High/Scope. Estas passaram pela criação de oportunidades de interações em grande, pequeno grupo e pares para assim favorecer o reconhecimento das emoções e proporcionar novas explorações no espaço exterior e apoiar a relação entre a família e a instituição. São ainda apresentadas os progressos das crianças, no que concerne à relação com os pares, à participação na comunicação dar-e-receber e por fim ao reconhecimento das emoções. Em virtude disso, são espelhadas mudanças significativas nas interações das crianças.por
dc.description.abstractThis report is part of the curricular unit of the Supervised Teaching Practice, Master's Degree in Pre-School Education, University of Minho. Sustained by a research-action approach, this report exposes a pedagogical intervention in a social and emotional development level in a day care context. This theme arose from careful and reflexive observations, as well as an understanding of the context in which it fits. Thus, the identification of this urgency led to the creation of the project "Get to know me, respect and understand others when playing. Let's play?". This report explores the essential theoretical contents for an understanding of the subject, the recognition of the importance of self-knowledge and human interactions as well as the importance of trust to encourage socio-emotional development. Pedagogical strategies were based in the High / Scope curriculum model. These strategies created opportunities for interaction in large and small groups as well as in pairs, to promote emotions’ recognition and provide new ways of environment exploration for children while encouraging the familyinstitution relationship. They are still presented the progresses of the children, in which concern to the relation with the pais, to the participation in the communication give-and-receive and at last to the recognition of the emotions. In virtue of this, are reflected significant changes in the interactions of the children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento sócio-emocionalpor
dc.subjectConhecimento de si própriopor
dc.subjectInterações e relaçõespor
dc.subjectSocio-emotional developmentpor
dc.subjectSelf-knowledgepor
dc.subjectInteractions and relationshipspor
dc.titleEstratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na crechepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202100502por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID