Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57107
Título: | Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Use of Google maps and Geocaching to learn history: a study with students of the 1st and 2nd cycle of basic education |
Autor(es): | Cunha, Carlos Alexandre Solé, Glória |
Palavras-chave: | Educação Histórica Geocaching Google Maps Tecnologia Literacia Digital |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
Revista: | Educação em Foco |
Citação: | Cunha, C. A., & Solé, G. (2018). Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico. Educação em Foco, 21(34), 193-218. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708 |
Resumo(s): | O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica
e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o
Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto
destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências
históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos
de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir
que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam
aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do
espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia.
Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no
âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da
literacia digital dos alunos. This empirical study fits in the line of research on historical cognition, and aims to analyse the adequacy of digital Technologies, such as Google maps and Geocaching, in teaching and learning History, evaluating the impact of these tools in the construction of historical knowledge and historical skills. The project was developed with 2nd grade Portuguese students (19 students aged from 7 to 8 years old) and 6th grade (23 students aged from 11 to 12 years old). This study allowed us to conclude that the exploration of Google maps and Geocaching are activities that, in addition to provide students with new adventures and discoveries, allow students to a better understanding of the space that surrounds them and to an assimilation of theoretical contents through technology. These tools enhance the development of meaningful learning in the context of consciousness and historical thought as well as promoting the development of students digital literacy. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57107 |
DOI: | 10.24934/eef.v21i34.2708 |
ISSN: | 2317-0093 |
Versão da editora: | http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2708 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história.pdf | 860,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |