Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57107

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Carlos Alexandrepor
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2018-11-30T15:27:50Z-
dc.date.available2018-11-30T15:27:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCunha, C. A., & Solé, G. (2018). Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico. Educação em Foco, 21(34), 193-218. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708por
dc.identifier.issn2317-0093por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57107-
dc.description.abstractO presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.por
dc.description.abstractThis empirical study fits in the line of research on historical cognition, and aims to analyse the adequacy of digital Technologies, such as Google maps and Geocaching, in teaching and learning History, evaluating the impact of these tools in the construction of historical knowledge and historical skills. The project was developed with 2nd grade Portuguese students (19 students aged from 7 to 8 years old) and 6th grade (23 students aged from 11 to 12 years old). This study allowed us to conclude that the exploration of Google maps and Geocaching are activities that, in addition to provide students with new adventures and discoveries, allow students to a better understanding of the space that surrounds them and to an assimilation of theoretical contents through technology. These tools enhance the development of meaningful learning in the context of consciousness and historical thought as well as promoting the development of students digital literacy.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/ CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectGeocachingpor
dc.subjectGoogle Mapspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectLiteracia Digitalpor
dc.titleUso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeUse of Google maps and Geocaching to learn history: a study with students of the 1st and 2nd cycle of basic educationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2708por
oaire.citationStartPage193por
oaire.citationEndPage218por
oaire.citationIssue34por
oaire.citationVolume21por
dc.identifier.doi10.24934/eef.v21i34.2708por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação em Focopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história.pdf860,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID