Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55804
Título: | A tecnologia educativa no ensino superior público na província do Huambo: caraterização e perspetivas de futuro |
Outro(s) título(s): | The educational technology in public higher education in Province of Huambo: characterization and future perspectives |
Autor(es): | Barbante, Cesário José Sanjambo |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Website institucional no ensino superior Internet no ensino superior tecnologias de informação e comunicação na educação ensino superior público modernização dos sistemas educativos Institutional website in higher education Internet in higher education Information and communication technologies Public higher education Modernization of education systems |
Data: | 12-Mar-2018 |
Resumo(s): | No atual contexto de globalização e de sociedade do conhecimento, é indispensável e fundamental
o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Instituições de Ensino Superior.
As tecnologias informáticas renovam-se a cada dia, proporcionando novas dinâmicas e
oportunidades ao processo educativo. É importante ter na sala de aula – e fora dela - uma
ferramenta tão importante como a Internet (rede mundial de computadores) que nos transporta
virtualmente para qualquer parte, que nos esclarece qualquer dúvida quase instantaneamente,
que nos permite comunicar, efetivamente, de forma síncrona ou assíncrona. Ou seja, sem Internet
não seria possível o tipo de sociedade atual. Por outro lado, com o aceleradíssimo desenvolvimento
destas tecnologias, é indispensável perspetivar, na sua implementação no terreno, aquelas que
serão mais rentáveis/eficazes a curto, médio e longo prazo, como é o caso das superfícies táteis.
Nesta perspetiva, o presente trabalho teve como finalidade caracterizar a presença e o uso das
TIC – quer para procedimentos administrativos e de gestão quer para as atividades de ensino e
aprendizagem – nas Instituições de Ensino Superior Públicas na província do Huambo, em Angola.
Com esta caraterização, pretendemos poder disponibilizar às autoridades competentes um
instrumento que permita uma modernização crítica do Sistema de Ensino Superior Público
Angolano.
O presente trabalho configura uma investigação de tipo qualitativo, descritivo, ou seja, um estudo
de caso com recurso a estatística descritiva. Para a consecução dos objetivos, foram utilizadas
técnicas variadas para efetuar uma triangulação de dados, tendo a observação, a análise
documental e o inquérito sido consideradas como as técnicas principais no processo de recolha
de dados. Os inquéritos por questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, foram dirigidos
aos gestores, aos professores, aos funcionários administrativos e aos alunos de duas instituições.
Os principais resultados revelaram a existência de equipamentos em todos os espaços escolares
das duas Instituições. Porém, verificou-se que os rácios de computadores por aluno e por sala
eram muito reduzidos e que grande parte dos equipamentos (hardware) encontrava-se obsoleta e
desatualizada (software); o sinal de Internet era muito lento; os Professores e Funcionários não docentes tinham acesso ao computador e à Internet diariamente e classificaram as suas
competências TIC entre bom e razoável; os Alunos acediam à Internet principalmente via
smartphone; os Professores usam as TIC para comunicar com outros colegas mas dificilmente
usam um software educativo no Ensino.
Ao usar o modelo aqui proposto, as Instituições estudadas poderão avaliar as suas políticas no
contexto de suas metas a curto, médio e longo prazo e criar uma filosofia educacional adequada
para integrar as TIC no contínuo de esforços da reforma do processo de ensino e aprendizagem e
na gestão de processos administrativos. In the current context of globalization and knowledge society, it is indispensable and fundamental to use Information and Communication Technologies (ICT) in Higher Education Institutions. IT technologies are renewed every day, providing new dynamics and opportunities to the educational process. It is important to have in the classroom - and outside of it - a tool as important as the Internet (World Wide Web) that transports us virtually anywhere, which clarifies any doubts almost instantly, allowing us to communicate effectively in synchronous or asynchronous ways. That is, without Internet it would not be possible the current type of society. On the other hand, with the accelerated development of these technologies, it is essential to focus on those that will be more profitable in the short, medium and long term, such as tactile surfaces. In this perspective, the purpose of this study was to characterize the presence and use of ICT – both for administrative and management procedures and for teaching and learning activities – in Public Higher Education Institutions in the province of Huambo, Angola. With this characterization, we intend to be able to make available to the competent authorities an instrument that will allow a critical modernization of the Angolan Public Higher Education System. The present work presents a qualitative, descriptive investigation, that is, a case study using descriptive statistics. In order to achieve the objectives, several techniques were used to perform a triangulation of data, with observation, document analysis and the survey as the main techniques in the data collection process. Questionnaires, containing open and closed questions, were addressed to managers, teachers, administrative staff and students of two institutions. The main results revealed the existence of equipment in all school spaces of the two Institutions. However, it was found that the ratios of computers per student and per room were very low and most of the equipment was obsolete and outdated (software); the internet signal was very slow; Teachers and staff had access to the computer and the internet on a daily basis and classified their ICT skills as good and reasonable; Students access the internet mainly via smartphone; Teachers use ICT to communicate with other colleagues, but hardly use educational software in Teaching. By using the model proposed here, the institutions studied will be able to evaluate the use of policies in the context of their institutional development goals will be able to create an educational philosophy to integrate ICT. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55804 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Versao_Final_Cesario.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |