Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55804

TítuloA tecnologia educativa no ensino superior público na província do Huambo: caraterização e perspetivas de futuro
Outro(s) título(s)The educational technology in public higher education in Province of Huambo: characterization and future perspectives
Autor(es)Barbante, Cesário José Sanjambo
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveWebsite institucional no ensino superior
Internet no ensino superior
tecnologias de informação e comunicação na educação
ensino superior público
modernização dos sistemas educativos
Institutional website in higher education
Internet in higher education
Information and communication technologies
Public higher education
Modernization of education systems
Data12-Mar-2018
Resumo(s)No atual contexto de globalização e de sociedade do conhecimento, é indispensável e fundamental o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Instituições de Ensino Superior. As tecnologias informáticas renovam-se a cada dia, proporcionando novas dinâmicas e oportunidades ao processo educativo. É importante ter na sala de aula – e fora dela - uma ferramenta tão importante como a Internet (rede mundial de computadores) que nos transporta virtualmente para qualquer parte, que nos esclarece qualquer dúvida quase instantaneamente, que nos permite comunicar, efetivamente, de forma síncrona ou assíncrona. Ou seja, sem Internet não seria possível o tipo de sociedade atual. Por outro lado, com o aceleradíssimo desenvolvimento destas tecnologias, é indispensável perspetivar, na sua implementação no terreno, aquelas que serão mais rentáveis/eficazes a curto, médio e longo prazo, como é o caso das superfícies táteis. Nesta perspetiva, o presente trabalho teve como finalidade caracterizar a presença e o uso das TIC – quer para procedimentos administrativos e de gestão quer para as atividades de ensino e aprendizagem – nas Instituições de Ensino Superior Públicas na província do Huambo, em Angola. Com esta caraterização, pretendemos poder disponibilizar às autoridades competentes um instrumento que permita uma modernização crítica do Sistema de Ensino Superior Público Angolano. O presente trabalho configura uma investigação de tipo qualitativo, descritivo, ou seja, um estudo de caso com recurso a estatística descritiva. Para a consecução dos objetivos, foram utilizadas técnicas variadas para efetuar uma triangulação de dados, tendo a observação, a análise documental e o inquérito sido consideradas como as técnicas principais no processo de recolha de dados. Os inquéritos por questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, foram dirigidos aos gestores, aos professores, aos funcionários administrativos e aos alunos de duas instituições. Os principais resultados revelaram a existência de equipamentos em todos os espaços escolares das duas Instituições. Porém, verificou-se que os rácios de computadores por aluno e por sala eram muito reduzidos e que grande parte dos equipamentos (hardware) encontrava-se obsoleta e desatualizada (software); o sinal de Internet era muito lento; os Professores e Funcionários não docentes tinham acesso ao computador e à Internet diariamente e classificaram as suas competências TIC entre bom e razoável; os Alunos acediam à Internet principalmente via smartphone; os Professores usam as TIC para comunicar com outros colegas mas dificilmente usam um software educativo no Ensino. Ao usar o modelo aqui proposto, as Instituições estudadas poderão avaliar as suas políticas no contexto de suas metas a curto, médio e longo prazo e criar uma filosofia educacional adequada para integrar as TIC no contínuo de esforços da reforma do processo de ensino e aprendizagem e na gestão de processos administrativos.
In the current context of globalization and knowledge society, it is indispensable and fundamental to use Information and Communication Technologies (ICT) in Higher Education Institutions. IT technologies are renewed every day, providing new dynamics and opportunities to the educational process. It is important to have in the classroom - and outside of it - a tool as important as the Internet (World Wide Web) that transports us virtually anywhere, which clarifies any doubts almost instantly, allowing us to communicate effectively in synchronous or asynchronous ways. That is, without Internet it would not be possible the current type of society. On the other hand, with the accelerated development of these technologies, it is essential to focus on those that will be more profitable in the short, medium and long term, such as tactile surfaces. In this perspective, the purpose of this study was to characterize the presence and use of ICT – both for administrative and management procedures and for teaching and learning activities – in Public Higher Education Institutions in the province of Huambo, Angola. With this characterization, we intend to be able to make available to the competent authorities an instrument that will allow a critical modernization of the Angolan Public Higher Education System. The present work presents a qualitative, descriptive investigation, that is, a case study using descriptive statistics. In order to achieve the objectives, several techniques were used to perform a triangulation of data, with observation, document analysis and the survey as the main techniques in the data collection process. Questionnaires, containing open and closed questions, were addressed to managers, teachers, administrative staff and students of two institutions. The main results revealed the existence of equipment in all school spaces of the two Institutions. However, it was found that the ratios of computers per student and per room were very low and most of the equipment was obsolete and outdated (software); the internet signal was very slow; Teachers and staff had access to the computer and the internet on a daily basis and classified their ICT skills as good and reasonable; Students access the internet mainly via smartphone; Teachers use ICT to communicate with other colleagues, but hardly use educational software in Teaching. By using the model proposed here, the institutions studied will be able to evaluate the use of policies in the context of their institutional development goals will be able to create an educational philosophy to integrate ICT.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55804
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Versao_Final_Cesario.pdf6,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID