Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55650
Título: | Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
Autor(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães Alonso, Maria Luísa Garcia Candeias, Isabel |
Palavras-chave: | Investigação Colaboração Reflexão Projecto de formação de professores Prática Pedagógica Practicum Investigação-acção colaborativa |
Data: | 13-Nov-2003 |
Editora: | Publicações da Universidade de Aveiro |
Citação: | Silva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123). |
Resumo(s): | O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade. |
Tipo: | Poster em conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55650 |
ISBN: | 972-789-097-0 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.º SNEB Aveiro 2003 Invest_Colab_reflexao_resumo_&capa.pdf | 503,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
1.º SNEB Aveiro 2003 Invest_Colab_reflexao_resumo_editavel.pdf | 192,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
1.º SNEB Aveiro 2003 Invest_Colab_reflexao_poster.pdf | 186,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons