Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55618

TítuloPromoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
Outro(s) título(s)Optimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear training
Autor(es)Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
Palavras-chavePerformance e ensino instrumental
Estudo individual
Didática do instrumento
Acuidade auditiva
Data2018
RevistaRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde
CitaçãoMarques, C. D. C. F., Ribeiro, A. J. P., e Vieira, M. H. G. L. (2018). Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d´arco: Um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi, 8 (Suplm.1), 52-72.
Resumo(s)O trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55618
ISSN2182-7591
Versão da editorahttps://www.revistaepsi.com
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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