Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55520

TítuloLa narrativa de la excelencia en la escuela y en el trabajo: ilusiones y paradojas de la cultura meritocratica
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência escolar
Meritocracia
Educação e trabalho
DataJun-2018
CitaçãoComunicação apresentada na Reunión Comité de Investigación de Sociología de la Educación, Federación Española de Sociología, XX Conferencia de Sociología de la Educación, intitulada La narrativa de la excelencia en la escuela y en el trabajo: ilusiones y paradojas de la cultura meritocratica, realizada na Universidad de Alicante, Espanha, 28 y 29 de junio de 2018.
Resumo(s)Embalada pelas recentes mutações operadas aos níveis macro-económico e educativo, a escola pública portuguesa tem vindo progressivamente a incorporar um ideário meritocrático focado na produção de resultados e na celebração da excelência como ritual de distinção. Embora a instituição Escola não se tenha desvinculado da sua matriz democratizadora, denota-se contudo uma certa subordinação dos processos de escolarização às lógicas de promoção do desempenho académico. Esta comunicação visa debater criticamente os sentidos da agenda meritocrática na esfera educativa e sua relação com o mundo do trabalho. Num primeiro momento, apresenta-se uma sinopse da evolução da relação educação-trabalho nas últimas quatro décadas, destacando as mutações ocorridas ao nível dos mandatos da escola pública e do acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Focando com mais profundidade a última década, marcada pela expansão da cultura meritocrática, avança-se, num segundo momento, para uma abordagem crítica das conceções de excelência valorizadas no universo escolar e no mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a dados de natureza quantitativa (método extensivo, focado na análise dos rituais de distinção implementados na escola pública) e qualitativa (método intensivo, baseado em quatro estudos de caso) recolhidos no âmbito de um projeto de investigação desenvolvido entre 2012 e 2015. Os resultados revelam que a excelência se tornou num importante referencial na vida das instituições contemporâneas, sendo possível sinalizar os seus efeitos nos modos de regulação da educação e do trabalho. Por outro lado, constata-se que o modelo de excelência induzido pela cultura escolar assenta em valores e disposições nem sempre conciliáveis com o modelo de excelência requerido pelas organizações de trabalho. A progressiva expansão de uma cultura da excelência baseada num único princípio de mérito, que assume configurações distintas na educação e no trabalho, tende a arrastar (novos) fenómenos de desigualdade e de exclusão, mesmo no interior de um círculo (de elites) que outrora estava imune a estes processos.
Influenced by the recent mutations operated at the macroeconomic and educational levels, the Portuguese state school has progressively incorporated a meritocratic ideology focused on the production of results and the celebration of excellence as a ritual of distinction. Although the School institution has not disassociated itself from its democratizing matrix, there is a certain subordination of the processes of schooling to the logic of promotion of academic performance. This communication aims to discuss the meaning of the meritocratic agenda in the educational sphere and its relationship with the workplace. First, a synopsis of the evolution of the education-labor relationship in the last four decades is presented, highlighting the changes that have occurred in terms of state school mandates and the access of young people to the labor market. Focusing more deeply on the last decade, marked by the expansion of the meritocratic culture, the second step is a critical approach to the concepts of excellence valued in the school and in the workplace. From the methodological point of view, we use quantitative data (an extensive method, focused on the analysis of the rituals of distinction implemented in the state school) and qualitative (intensive method, based on four case studies) collected for a research developed between 2012 and 2015. The results show that excellence has become an important reference in the life of contemporary institutions, being possible to signal its effects on the ways of regulating education and work. On the other hand, it can be seen that the model of excellence induced by school culture is based on values and dispositions not always reconcilable with the model of excellence required by work organizations. The progressive expansion of a culture of excellence based on a single principle of merit, which takes on different configurations in education and work, tends to drag (new) phenomena of inequality and exclusion, even within a circle (of elites) that once was immune to these processes.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55520
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Apresentação Leonor Torres.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID