Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55441

TítuloO imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durand
Outro(s) título(s)The educational imaginary in Gilbert Durand’s perspective
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Azevedo, Fernando
Palavras-chaveMitanálise
Imaginário Educacional
Hermenêutica Educacional
Ideologema
Myth-Analysis
Educational Imaginary.
Educational Hermeneutics
Ideologeme
Data2018
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaEducação & Realidade
CitaçãoAraújo, A. F., & Azevedo, F. J. (2018). O imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durand. Educação & Realidade, 43(1), 73-95.
Resumo(s)O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Este artigo parte da obra de Gilbert Durand e opta preferencialmente pela noção heurística da mitanálise, ainda que num sentido mais lato, em detrimento da noção de mitocrítica mais vocacionada para a crítica literária e poética. O ponto de vista defendido é que a bacia semântica na qual a mitanálise, concebida para con-textos mais ideologizados, opera é a do imaginário educacional com o seu conceito de ideologema. É, portanto, neste pano de fundo que se desenrolará a discussão, na nossa última parte, do interesse e da respectiva importância da mitanálise no quadro de uma hermenêutica educacional que, por sua vez, não deixará de ter implicações numa Filosofia da Educação.
This article stems from the work of Gilbert Durand and preferentially opts the heuristic notion of myth-analysis, although in a much broader sense, to the detriment of the notion of myth-criticism, more orientated towards literary and poetic criticism. The advocated point of view here is that the semantic basin in which the myth-analysis operates, conceived for more ideologized contexts, is that of the educational imaginary with its concept of ideologeme. It is, therefore, in this context that the discussion will take place, in our last section,envisaging the importance and interest of Myth-analysis and its implications in an educational hermeneutics panorama, which in turn will not fail to have implications in the Philosophy of Education.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55441
DOI10.1590/2175-623663498
ISSN0100-3143
e-ISSN2175-6236
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-2175-623663498.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durand.pdf263,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID