Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55441

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.date.accessioned2018-07-26T09:42:50Z-
dc.date.available2018-07-26T09:42:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAraújo, A. F., & Azevedo, F. J. (2018). O imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durand. Educação & Realidade, 43(1), 73-95.por
dc.identifier.issn0100-3143por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55441-
dc.description.abstractO Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Este artigo parte da obra de Gilbert Durand e opta preferencialmente pela noção heurística da mitanálise, ainda que num sentido mais lato, em detrimento da noção de mitocrítica mais vocacionada para a crítica literária e poética. O ponto de vista defendido é que a bacia semântica na qual a mitanálise, concebida para con-textos mais ideologizados, opera é a do imaginário educacional com o seu conceito de ideologema. É, portanto, neste pano de fundo que se desenrolará a discussão, na nossa última parte, do interesse e da respectiva importância da mitanálise no quadro de uma hermenêutica educacional que, por sua vez, não deixará de ter implicações numa Filosofia da Educação.por
dc.description.abstractThis article stems from the work of Gilbert Durand and preferentially opts the heuristic notion of myth-analysis, although in a much broader sense, to the detriment of the notion of myth-criticism, more orientated towards literary and poetic criticism. The advocated point of view here is that the semantic basin in which the myth-analysis operates, conceived for more ideologized contexts, is that of the educational imaginary with its concept of ideologeme. It is, therefore, in this context that the discussion will take place, in our last section,envisaging the importance and interest of Myth-analysis and its implications in an educational hermeneutics panorama, which in turn will not fail to have implications in the Philosophy of Education.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMitanálisepor
dc.subjectImaginário Educacionalpor
dc.subjectHermenêutica Educacionalpor
dc.subjectIdeologemapor
dc.subjectMyth-Analysispor
dc.subjectEducational Imaginary.por
dc.subjectEducational Hermeneuticspor
dc.subjectIdeologemepor
dc.titleO imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durandpor
dc.title.alternativeThe educational imaginary in Gilbert Durand’s perspectivepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-2175-623663498.pdfpor
oaire.citationStartPage73por
oaire.citationEndPage95por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume43por
dc.identifier.eissn2175-6236por
dc.identifier.doi10.1590/2175-623663498por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação & Realidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O imaginário educacional na perspetiva de Gilbert Durand.pdf263,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID