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https://hdl.handle.net/1822/55407
Título: | O ensino da escrita em manuais escolares de 5º ano |
Autor(es): | Carvalho, Sara Gracinda Maia de |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Escrita processual Manuais escolares Textos Programas escolares Procedural writing Textbooks Texts School programmes |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A escrita é um domínio do ensino do Português deveras complexo e que exige uma
pedagogia adequada. Como em qualquer atividade pedagógica, os manuais escolares assumem
uma função relevante no ensino da escrita, pelo que, através da sua análise, podemos, até certo
modo, compreender como se ensina a escrever no Ensino Básico.
Esta investigação centrou-se na análise das atividades de escrita em quatro manuais de
Português de 5º ano de escolaridade, com o objetivo de caracterizar as abordagens à escrita,
verificando até que ponto as diferentes propostas se enquadravam no Programa de Português e
nas respetivas Metas Curriculares. Procurou-se, por um lado, caracterizar as atividades em
função dos subprocessos de incidência nas tarefas propostas e, por outro, identificar as formas
textuais trabalhadas. Pretendeu-se, também, verificar os modos de articulação entre o domínio
da escrita e os restantes domínios da linguagem e identificar as modalidades de trabalho sobre a
escrita privilegiadas nos manuais.
Reconhecendo a importância do manual escolar como instrumento de referência no
ensino do Português, adotamos uma metodologia qualitativa, baseada na análise de conteúdo, e
quantitativa, na apresentação dos resultados.
Os resultados obtidos demonstram que a conceção processual da escrita está claramente
assumida nos manuais, embora se verifique uma discrepância na importância que é dada às
suas diferentes componentes, havendo claramente uma maior incidência de atividades de
textualização em detrimento da planificação e revisão. Constata-se, também, a predominância do
trabalho com o texto narrativo, a forma tradicionalmente mais valorizada, sendo muito menos
frequentes as tarefas dedicadas aos textos expositivos e argumentativos, considerados no
Programa como prioritários. Verifica-se, ainda, uma tendência para associar a escrita à leitura na
sala de aula e a conceção da escrita como uma atividade essencialmente individual,
desvalorizando-se dimensões de natureza discursiva, associadas a um trabalho de natureza
colaborativa. Writing is a very complex area of Portuguese teaching and it requires suitable pedagogy. As in any pedagogical activity, textbooks play an important role in the teaching of writing, so through their analysis we can, to some extent, understand how writing is taught in Basic Education. This research focused on the analysis of writing activities in four Portuguese textbooks of 5th grade at school, aiming to characterize the approaches to writing, verifying to what extent the different proposals were framed in the Portuguese Programme and in the respective Curricular goals. On the one hand, we tried to characterize the activities according to the subprocesses of incidence in the proposed tasks and, on the other hand, to identify the worked textual forms. It was also intended to verify the ways of articulation between the writing domain and the other domains of language and to identify the working modalities on writing privileged in the textbooks. Recognizing the importance of the textbook as a reference tool in teaching Portuguese, we adopted a qualitative methodology, based on content analysis, and quantitative, on the presentation of the results. The results show that the process design of writing is clearly assumed in the textbooks, although there is a discrepancy in the importance that is given to its different components, with a clear incidence on texting activities rather than planning and revision. It is also observed the predominance of the work with the narrative text, the traditionally more valued form, being much less frequent the tasks dedicated to the expository and argumentative texts, considered in the Programme as priorities. There is also a tendency to associate writing to reading in the classroom and the conception of writing as an essentially individual activity, devaluing dimensions of a discursive nature associated to a collaborative work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55407 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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