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dc.contributor.advisorCarvalho, José António Brandãopor
dc.contributor.authorCarvalho, Sara Gracinda Maia depor
dc.date.accessioned2018-07-25T10:50:26Z-
dc.date.available2018-07-25T10:50:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55407-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)por
dc.description.abstractA escrita é um domínio do ensino do Português deveras complexo e que exige uma pedagogia adequada. Como em qualquer atividade pedagógica, os manuais escolares assumem uma função relevante no ensino da escrita, pelo que, através da sua análise, podemos, até certo modo, compreender como se ensina a escrever no Ensino Básico. Esta investigação centrou-se na análise das atividades de escrita em quatro manuais de Português de 5º ano de escolaridade, com o objetivo de caracterizar as abordagens à escrita, verificando até que ponto as diferentes propostas se enquadravam no Programa de Português e nas respetivas Metas Curriculares. Procurou-se, por um lado, caracterizar as atividades em função dos subprocessos de incidência nas tarefas propostas e, por outro, identificar as formas textuais trabalhadas. Pretendeu-se, também, verificar os modos de articulação entre o domínio da escrita e os restantes domínios da linguagem e identificar as modalidades de trabalho sobre a escrita privilegiadas nos manuais. Reconhecendo a importância do manual escolar como instrumento de referência no ensino do Português, adotamos uma metodologia qualitativa, baseada na análise de conteúdo, e quantitativa, na apresentação dos resultados. Os resultados obtidos demonstram que a conceção processual da escrita está claramente assumida nos manuais, embora se verifique uma discrepância na importância que é dada às suas diferentes componentes, havendo claramente uma maior incidência de atividades de textualização em detrimento da planificação e revisão. Constata-se, também, a predominância do trabalho com o texto narrativo, a forma tradicionalmente mais valorizada, sendo muito menos frequentes as tarefas dedicadas aos textos expositivos e argumentativos, considerados no Programa como prioritários. Verifica-se, ainda, uma tendência para associar a escrita à leitura na sala de aula e a conceção da escrita como uma atividade essencialmente individual, desvalorizando-se dimensões de natureza discursiva, associadas a um trabalho de natureza colaborativa.por
dc.description.abstractWriting is a very complex area of Portuguese teaching and it requires suitable pedagogy. As in any pedagogical activity, textbooks play an important role in the teaching of writing, so through their analysis we can, to some extent, understand how writing is taught in Basic Education. This research focused on the analysis of writing activities in four Portuguese textbooks of 5th grade at school, aiming to characterize the approaches to writing, verifying to what extent the different proposals were framed in the Portuguese Programme and in the respective Curricular goals. On the one hand, we tried to characterize the activities according to the subprocesses of incidence in the proposed tasks and, on the other hand, to identify the worked textual forms. It was also intended to verify the ways of articulation between the writing domain and the other domains of language and to identify the working modalities on writing privileged in the textbooks. Recognizing the importance of the textbook as a reference tool in teaching Portuguese, we adopted a qualitative methodology, based on content analysis, and quantitative, on the presentation of the results. The results show that the process design of writing is clearly assumed in the textbooks, although there is a discrepancy in the importance that is given to its different components, with a clear incidence on texting activities rather than planning and revision. It is also observed the predominance of the work with the narrative text, the traditionally more valued form, being much less frequent the tasks dedicated to the expository and argumentative texts, considered in the Programme as priorities. There is also a tendency to associate writing to reading in the classroom and the conception of writing as an essentially individual activity, devaluing dimensions of a discursive nature associated to a collaborative work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscrita processualpor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectTextospor
dc.subjectProgramas escolarespor
dc.subjectProcedural writingpor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectTextspor
dc.subjectSchool programmespor
dc.titleO ensino da escrita em manuais escolares de 5º anopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201949245por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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